CulturaNotícias

Mural de 250 metros vai homenagear a escultora Conceição dos Bugres

Compartilhar:
Cada vez mais bem cotada no circuito brasileiro, mesmo quase quatro décadas após a sua morte, Conceição dos Bugres (1914-1984), um dos maiores nomes da escultura de Mato Grosso do Sul, vai ganhar uma homenagem do tamanho de seu talento e de sua originalidade.
Durante o 2º Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania, o Campão Cultural, de 8 a 15 de outubro, em Campo Grande, o muralista Dicesarlove vai homenagear, ao longo de todo o evento, a criadora genial, que nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Povinho de Santiago, mas se tornou nativa entre os sul-mato-grossenses graças à vida que dedicou à arte e à cultura local.
Dicesarlove vai produzir um painel de grafite em grande escala – aproximadamente 25 metros x 10 metros – na lateral de um prédio ainda a ser definido na região central da Capital. O artista paulistano terá como referência, para fazer o trabalho, uma fotografia do veterano Roberto Higa.
O público poderá acompanhar ao vivo todo o processo de confecção do mural, o que recebe o nome, no meio artístico, de live painting.

SEQUÊNCIA

Essa ação pode ser considerada uma sequência de outra ação de grafite na lateral de um prédio, que foi realizada na primeira edição do Campão, em 2021, quando a mesma equipe do Núcleo de Artes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) convocou os artistas Hyper e Gramaloka, de BH. A dupla grafitou uma imagem de uma índia Kadiwéu grávida na Rua 14 de Julho.
“No nosso ritmo acelerado, nos deparar com uma arte de grande porte, do famoso e talentoso artista internacional Dicesarlove e com imagem autoral do nosso reconhecido e importante artista e fotógrafo Roberto Higa, que cedeu para homenagearmos Conceição dos Bugres, é algo de grande relevância cultural e emocional”, comenta Marilena Grolli, do Núcleo de Artes Visuais da FCMS.
“Além de agregar um valor à parede em si, que muitas vezes nem é notada, a arte nos possibilita reflexões, alegrias e sensações boas, aliviando um pouco o estresse do dia a dia e demarcando um território, criando uma assinatura para a nossa segunda edição do Festival Campão Cultural”, diz Marilena.

“JUNTAR OS POVOS”

Para Dicesarlove, “é um grande prazer” participar dessa segunda edição do Campão Cultural. “Acredito sempre que a arte tem o papel de juntar os povos de todo planeta, trazendo, assim, diversas culturas que aprendemos e ensinamos, e poder retratar a grande mulher artista indígena Conceição dos Bugres é ainda mais satisfatório, uma artista totalmente nativa do nosso Brasil. Devemos valorizar mais nossas riquezas”, afirma.
Dicesarlove iniciou a carreira em 1989, fazendo pichações em muros da zona sul e do centro de São Paulo. Em 1996, migrou para o grafite, utilizando-se de letras de diferentes ângulos, efeitos, tamanhos, cores e com mensagens da difícil realidade na periferia.
Também fez pinturas em portões de aço, murais e paredes e pintou telas. Em 2000, conheceu Eduardo Kobra, de quem foi parceiro em alguns trabalhos e, em 2010, foi convidado pelo amigo para fazer parte da equipe de artistas do Studio Kobra, onde permaneceu até 2017.

DA VINCI E FRIDA

O artista teve a oportunidade de viajar para seis países, conhecendo e trabalhando com grandes grifes da arte de rua. Em 2018, Dicesarlove parte para carreira solo e inicia campanhas de impacto em todo o território nacional.
Em 2019, pintou um mural próximo à Marginal Pinheiros, no Bairro Butantã, com as obras de Leonardo da Vinci (1452-1519), em homenagem aos 500 anos da morte do artista italiano.
No mesmo ano, Dicesarlove foi convidado a participar, representando o Brasil, do maior evento de pintura 3D do mundo, o Venice, em Miami, EUA, onde pintou o Cristo Redentor e também o mural com o retrato de Abraham Lincoln (1809-1865).

O MAIOR

Além dessas obras, foi convidado também a ajudar a pintar o maior mural do mundo, o “Tubarão”, também em Miami. Foi a partir dessa experiência que decidiu pintar o mural com a obra da Frida Kahlo (1907-1954), bancado pelo restaurante R House Wynwood, que disponibilizou o muro em um dos bairros mais descolados de Miami.
Mais informações no Núcleo de Artes Visuais da FCMS ou pelo pelo telefone: (67) 3316-9172.
Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo