Se você se interessa por turismo de natureza, certamente já ouviu falar na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, pelo menos uma vez na vida. O local é considerado a capital do ecoturismo no Brasil e chama atenção pela sua beleza e pela quantidade de atrações naturais disponíveis.
Para se ter uma ideia, Bonito já foi eleito como o melhor destino de ecoturismo 16 vezes pelo prêmio “O melhor de Viagem e Turismo”, promovido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, segundo a prefeitura municipal da cidade. O destino realmente faz jus ao nome que tem.
Lá, o turismo vem crescendo a cada ano, segundo informações do Ministério do Turismo (MTur). De acordo com o órgão, 2021 resultou em recordes para a cidade, já que ela recebeu mais de 205 mil visitantes para apreciar as belezas naturais e contribuir com a conservação do local.
Dada a sua importância para o ecoturismo brasileiro, nós separamos tudo o que você precisa saber para aproveitar a cidade de Bonito ao máximo. Saiba mais!
Onde fica Bonito?
Bonito fica no Mato Grosso do Sul, um dos quatro estados da região Centro-Oeste do Brasil. A cidade está localizada a aproximadamente 300 km da capital e conta com mais de 22 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora o município tenha um aeroporto próprio – o Aeroporto Regional de Bonito (BYO) –, é mais comum as pessoas desembarcarem no Aeroporto Internacional de Campo Grande e seguirem para Bonito de ônibus, micro-ônibus, transfer, táxi, transporte por aplicativo ou carro alugado.
Contudo, o mais recomendado é contratar um transfer que faça o trajeto da capital até a cidade turística. Além de ter um preço acessível, ele não faz paradas desnecessárias e deixa os visitantes no local em que ficarão hospedados. Ou seja: mais praticidade, comodidade e segurança.
Onde se hospedar?
Por ser uma cidade turística, há excelentes locais para se hospedar. Na verdade, há alternativas para todos os gostos e bolsos. Então, se você está pensando em ir para Bonito, encontrar um local para ficar não será problema.
É possível se hospedar em hotéis fazenda, pousadas, hotéis tradicionais e resorts que ficam espalhados pela cidade. Além disso, quem prefere optar por algo mais independente e privado também pode alugar uma casa ou apartamento nas plataformas online de hospedagem.
Passeios para todos os gostos
Quem está em busca de passeios voltados para o ecoturismo não vai se decepcionar ao chegar em Bonito. No local, há mais de 30 atrações disponíveis e os visitantes podem escolher os que mais combinam com o seu estilo.
Além de contar com excelentes balneários, a cidade é repleta de passeios para todos os públicos, indo desde pessoas que curtem passeios radicais até as que preferem os mais tranquilos.
Dentre os principais, podemos citar: o Aquário Natural de Bonito, o Bio Park Bonito, a Barra do Rio Sucuri, cachoeiras incríveis, flutuações em nascentes, visita às grutas e mergulhos para explorar a natureza.
Como dissemos, há alternativas para todos os gostos e os visitantes podem montar o roteiro de acordo com os seus gostos pessoais. Algumas atrações, inclusive, podem ser visitadas no mesmo dia.
Os valores também são os mais variados. Existem passeios gratuitos, outros com valores simbólicos e acessíveis, mas também há alguns que custam mais de R$ 1.500. Basta escolher os melhores e aproveitar.
Fonte: SulMS