EsportesNotícias

Como Max Verstappen pode ser bicampeão de Fórmula 1 neste domingo

Compartilhar:

O holandês Max Verstappen tem a primeira possibilidade de conquistar o segundo título consecutivo de Fórmula 1, neste domingo, no GP de Cingapura. Para que isso aconteça, o piloto da Red Bull precisa vencer a prova, com melhor volta, e torcer para que o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, termine no máximo na oitava colocação e seu companheiro, Sergio Pérez acabe até o quarto lugar.

Com este panorama, a vantagem de Verstappen seria de 139 pontos, contra 138 em disputa nas últimas corridas. Após 16 GPs na temporada, o atual campeão soma 335 pontos, contra 219 de Leclerc, enquanto Pérez tem 210.

Max Verstappen teve grande apoio da torcida holandesa na fase europeia da Fórmula 1.
Max Verstappen teve grande apoio da torcida holandesa na fase europeia da Fórmula 1. Foto: Yves Herman/ Reuters

Outra possibilidade para Verstappen é vencer a corrida, mesmo sem obter a volta mais rápida, e torcer para Leclerc ficar no máximo em nono lugar, enquanto o mexicano Sergio Pérez pode chegar em quarto ou abaixo desde que não marque a volta mais rápida.

  • Se Verstappen ganhar a corrida e marcar a volta mais rápida: Leclerc precisa terminar de 8º para baixo, e Pérez de 4º para baixo;
  • Se Verstappen ganhar a corrida sem a volta mais rápida: Leclerc precisa ficar ser 9º ou pior, e Pérez de 4º para baixo sem marcar a volta mais rápida.

Depois de Cingapura, vão restar mais cinco corridas – Japão (dia 9), Estados Unidos (dia 23), México (dia 30), Brasil (13 de novembro, com corrida sprint) e Abu Dabi (20 de novembro) – com 138 pontos em disputa. Seriam 125 para cinco vitórias, mais cinco pelas melhores voltas e oito para a Sprint em Interlagos.

“Não sei se vou ganhar o título aqui; só quero ter um bom fim de semana na pista. Não há pressa”, disse Verstappen, de 24 anos, que soma 31 vitórias na carreira, 11 nesta temporada. “Durante a corrida temos que estar prontos para qualquer coisa, porque geralmente há alguns carros de segurança aqui”, disse o holandês, referindo-se a possíveis acidentes.

“Em termos gerais, é um circuito exigente, a umidade castiga o organismo e é difícil fazer uma curva perfeita, por causa das curvas apertadas e da proximidade das paredes”, analisou Verstappen, referindo-se ao circuito de rua de Marina Bay, de 5.063 metros. Os carros terão de percorrer 308,7 quilômetros, em 61 voltas.

Fonte: Estadão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo