CulturaNotícias

Fórum de Gestores Municipais de Cultura esclarece e tira dúvidas sobre o FIC

Compartilhar:

A palestra do início da manhã do último sábado (27) último dia do II Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizado na Câmara Municipal de Bonito durante o 21º Festival de Inverno, foi sobre o Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Solimar Alves de Almeida, gerente do FIC, esclareceu os gestores de cultura dos municípios sobre os procedimentos para participar do Fundo.

“O FIC veio para contribuir para que os artistas, produtores, possam desenvolver os seus projetos que são pensados lá na ponta, não são projetos de origem governamental, não são pensados por equipes governamentais, são projetos pensados pela comunidade do Estado. A importância principal é você poder estar atendendo a essa diversidade de manifestações culturais que as pessoas, lá na comunidade, na periferia, nas localidades mais longínquas, naquela que tem menos acesso, mas ela tem aquele projeto, ela desenvolve aquela atividade, e ela precisa de recursos para poder mostrar aquilo que ela desenvolve”.

Para Solimar, falar sobre o FIC no Fórum é importante para que os gestores tenham conhecimento, que tenham esse mecanismo de financiamento da cultura dentro da política cultural do Governo do Estado.” Eu percebi o tempo todo que eles estavam interessados, prestando atenção, e acredito que elucidou bastante para que eles possam pensar em como apresentar os seus projetos do seu município de forma que tenha uma possibilidade de aprovação”.

”Acredito que um evento como esse, um Fórum de gestores, ele já coloca uma semente dentro das pessoas que são gestoras da cultura naquele município e tem que motivar a comunidade, os produtores culturais, estar cutucando o seu gestor, para que isto venha a acontecer no seu município”.

Francisco Marcos Chamorro, secretário de Cultura de Dourados, afirma que seu município nunca participou de nenhum projeto do FIC. “Estamos aqui buscando subsídios, porque nos deparamos com uma situação em que a própria Prefeitura não pode participar porque não tem um Plano de Cultura. Mas tem muito artista lá que tem participado de editais do FIC várias vezes, alguns anos atrás, e este ano parece que uns sete ou oito projetos de Dourados que foram aprovados. Nós ainda não temos Sistema Municipal de Cultura, por isso é que estamos aqui para levar para o Prefeito e para tentar viabilizar isso. Eu como artista e estando à frente da Cultura, a gente muitas vezes desconhece o que tem que ser feito. As leis mudam muito, então a gente está aqui para ver se consegue, com estas informações que são muito válidas para a gente, levar e transformar isso aí”.

Maria das Graças Alves de Araújo Pereira, gestora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Corguinho, diz que em seu município a pasta da está parada. “Nós temos Conselho, temos o Fundo, porém não é atuante. Na gestão que eu estou o município nunca participou de nenhuma edição do FIC. Para nós de Corguinho é muito importante participar deste Fórum porque eu não tinha muito conhecimento sobre cultura, fiz questão de estar aqui para aprender, mesmo. Porque a gente foca mais no esporte, na educação, e a cultura vai ficando. Por isso está sendo muito importante para nós”.

Fonte: FCMS                    Foto: Alvaro Herculano

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo