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Importação: como tornar uma empresa importadora?

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Até o final de 2022, o faturamento em importações no Brasil pode chegar a US$ 204,9 bilhões.
Produtos estrangeiros podem ser ótimas alternativas para empreendedores obterem uma margem de lucro maior. Em 2021, o número de importações cresceu 21,8% e a previsão é que este ano o faturamento chegue a US$ 204,9 bilhões. Entretanto, este pode ser um processo complexo, até para importadores experientes.

Consequentemente, quem fará uma importação pela primeira vez terá um desafio ainda maior. Existem inúmeros documentos, impostos, órgãos, cada um com sua especificidade para entender e lidar. Por esse motivo, se você quer importar sem cometer erros, é preciso planejar minuciosamente todas as etapas.

Radar: prepare sua empresa para importar
Primeiramente, é preciso habilitar sua empresa para fazer importações através de uma permissão concedida pela Receita Federal. O Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é o pré-requisito para tornar sua firma importadora e/ou exportadora.

É importante salientar que se houver alguma pendência com o fisco, o Radar será negado. Em casos de impostos refinanciados, estes não impedirão a obtenção do Registro. Ao longo desse processo, a capacidade econômica do seu negócio também será analisada.

Tipos de habilitações do Radar
Existem três formas de habilitação:
●Expressa (para empresas com poucas operações)
●Limitada (com limite de até US$ 150.000 por semestre)
●Ilimitada (sem limite de valor/operação por semestre)
Nessa etapa, é recomendado ter a ajuda de um contador com experiência em comércio exterior.

Defina o produto que vai importar
Antes de tudo, o ideal é o futuro importador estudar o mercado que atua para identificar as melhores oportunidades e encontrar os fornecedores mais adequados. Atente-se, também, às exigências feitas para a entrada do produto no País e a todos os documentos requeridos.

Para cada mercadoria, há uma classificação chamada Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que ajudará no cálculo dos impostos que incidem sobre o produto. Tenha cuidado com o NCM, pois erros podem gerar multas e outras penalidades.

Esteja atento à documentação
A parte documental é, sem dúvidas, a mais importante na importação. Qualquer falha pode originar vários problemas que causarão muita dor de cabeça. Você precisará de diversos documentos, como:
●Declaração de Importação (DI);
●Packing List;
●Licença de Importação (LI);
●Proforma Invoice;
●Fatura Comercial;
●Conhecimento de embarque;
●Certificado de Origem;
●Nota Fiscal de Importação.

A nota fiscal de importação é obrigatória e indispensável para tirar as mercadorias do recinto aduaneiro. Somente com a nota fiscal de importação, o importador poderá comercializar seus itens ou utilizar a matéria-prima para produzi-los.

Conheça os impostos sobre a importação
Os impostos também demandam muito tempo e atenção dos importadores. No total, existem sete que incidem sobre a importação.
São estes:
●Imposto de Importação (II);
●Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
●Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
●Programa de Integração Social (PIS);
●Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
●Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
●Imposto sobre Operações de Câmbio (IOF).

Deve-se ter muito cuidado para calcular cada um deles, pois existem diferentes bases de cálculo e alíquotas. Se for necessário, contrate um profissional para fazer as transações corretamente.

Faça uma planilha de custos
Para ter certeza que terá lucro e vantagens com a importação, é fundamental fazer um levantamento de todos os custos necessários para importar, como os tributos, despesas aduaneiras, possíveis multas, embarque, frete da mercadoria, seguro, entre outros. Uma planilha ajudará o novo importador a se organizar, descomplicando as etapas do processo e evitando confusões.

Desde que haja estratégia e organização, a importação pode trazer muitos benefícios para as empresas. Além de economizar com os fornecedores nacionais, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer produtos diferenciados, saindo à frente do mercado, e obter boas oportunidades de negócio.

Fonte: Divulgação

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