A nova geração da picape grande Chevrolet Silverado será lançada no Brasil no segundo semestre de 2023. A confirmação do início das vendas foi feita ao Jornal do Carro por Santiago Chamorro, presidente da General Motors na América do Sul. A versão disponível no País será a ZR2, com o mesmo motor 6.2 V8 a gasolina do Camaro. Essa opção gera 420 cv de potência e 63 mkgf de torque. O câmbio é automático de dez velocidades e a tração, 4×4.
No fim de 2021, o JC revelou que a nova Silverado também terá motor 3.0 turbodiesel que gera 277 cv. Porém, as versões equipadas com o Duramax de seis cilindros têm capacidade de carga inferior a uma tonelada. Portanto, não atendem a legislação brasileira para veículos a diesel.
Nos Estados Unidos, o consumidor compra picapes baseado na capacidade de reboque e não na de carga. Assim, para ser vendida no Brasil, a nova Chevrolet Silverado a diesel teria de receber profundas alterações. A GM fez isso na geração anterior, que foi oferecida no País há cerca de 20 anos. Porém, no novo modelo o investimento em engenharia tornaria seu preço inviável.
Divulgação/GM
Picape virá do México
A nova Silverado virá do México. Assim, a picape de cabine dupla contará com os acordos comerciais que o Brasil tem com aquele país, que isenta os veículos da taxa de importação. Seja como for, não dá para esperar preços muito diferentes dos da RAM 1500. A rival da picape grande da Chevrolet tem tabela inicial de R$ 456.990. Embora ela não seja barata, uma Toyota Hilux GR-Sport, por exemplo, parte de uns R$ 355 mil.
Contudo, a picape da marca japonesa é bem menor. Assim, mede 5,33 metros de comprimento, ou 58 cm a menos que os 5,91 m da Chevrolet. No caso da distância entre os eixos, a Hilux tem 3,09 m, enquanto a Silverado, 3,74 m. São 65 cm a mais. Para comparação, na RAM 1500 são 5,93 m e 3,67 m, respectivamente. Os dados são das fabricantes.
Chevrolet Silverado elétrica
Um dos destaques desta quarta geração da Chevrolet Silverado é a versão alimentada exclusivamente por baterias. Ela surgiu em janeiro deste ano, é 100% elétrica e já aceita reservas nos EUA. Porém, as entregas só devem começar em 2023. Assim, a oferta desta opção no mercado brasileiro não deve ocorrer antes de 2025.
São duas configurações. A RST foca o consumidor em geral e a WT, os frotistas. Segundo a Chevrolet, a autonomia pode superar 640 km. Porém, isso varia de acordo com o estilo de condução. No caso da primeira opção, o motor elétrico gera cerca de 644 cv de potência e 107 mkgf de torque. Como resultado, a marca informa que a aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 4,5 segundos. A capacidade de carga é de 590 kg e a de reboque, de 4,5 toneladas.
No caso da WT, a potência é de 510 cv e o torque, de 85 mkgf. Além disso, a opção para frotistas pode levar até 544 kg e a capacidade de reboque é de 3,6 toneladas. De acordo com a GM, haverá uma versão para até 9 toneladas. Porém, a empresa não informou a previsão da data de lançamento.
Fonte: Jornal do Carro *O jornalista viajou aos EUA a convite da General Motors do Brasil.