NotíciasSaúde

Aplicação da 3ª dose da Janssen é liberada pelo governo

Compartilhar:

O Ministério da Saúde liberou em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (20), a aplicação da segunda dose de reforço da vacina Janssen ao publico com 18 anos ou mais, bem como a terceira dose de reforço, para pessoas com 40 anos ou mais.

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), o intervalo de vacinação para o 2º e o 3º reforço vacinal deve ser de quatro meses.  Os imunizantes liberados para ambos os esquemas são a própria Janssen, além de Astrazeneca – ou Pfizer.

Conforme a pasta, o publico de 18 anos ou mais pode tomar o primeiro reforço dois meses depois de terem tomado a dose única, e o segundo reforço quatro meses após a primeira aplicação de reforço.

A terceira dose da Janssen está liberada somente para o público de 40 anos ou mais, e deve ocorrer quatro meses após receber o segundo reforço.

As exceções a aplicação descrita, são para Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Segundo a nota técnica “Elas estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer (mRNA). Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço”.

As recomendações para as gestantes também são válidas para pacientes imunocomprometidos.

Síndromne respiratória

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Campo Grande conta com mais de 144 mil confirmações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2022, isso somente nas 22 primeiras semanas deste ano,  média semanal superior a 6,5 mil casos.

Conforme a pasta, no mesmo período de 2021, a média semanal de casos confirmados era de 2,4 mil, crescimento de 172% no período.

Segundo a secretaria, as 29 primeiras semanas de 2021 confirmaram aproximadamente 71,5 mil casos em Campo Grande. Em 2022, somente as confirmações realizadas nas oito primeiras semanas do ano ultrapassaram 97 mil, alavancadas por outro pico de Covid-19 em Campo Grande e em todo o estado.

Anteriormente, a pasta alertou sobre o aumento de doenças respiratórias e a baixa adesão popular por vacinas da Covid-19.

Até o momento, segundo a pasta, mais de  725 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 em Campo Grande, 80% de toda a população da capital. Destas, 688 mil tomaram a segunda dose, 379 mil a terceira e 96 mil a quarta dose. Conforme a pasta, mais de 1,8 milhão de doses foram aplicadas na capital até o momento.

Vacinação

Segundo a pasta, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 permanece disponível para todas as pessoas com 5 anos ou mais.  As pessoas que precisam tomar a segunda dose contra a Covid, devem atentar-se  à data descrita no comprovante de vacinação com a primeira dose.

Disponível para pessoas acima de 18 anos ou mais, a terceira dose da vacina pode ser aplicada em pessoas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses,bem como pessoas de 12 a 17 anos imunossuprimidas, vacinadas há pelo menos 28 dias.

Voltada à profissionais de saúde, pessoas de 50 anos ou mais,e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses, a quarta dose da vacina também pode ser aplicada.

Influenza

Segundo a prefeitura municipal, a vacinação contra a gripe, provocada pelo vírus Influenza, foi prorrogada até o dia 24 deste mês e conforme a parcial divulgada na última sexta-feira (10), vacinou aproximadamente 50% da população alvo de Campo Grande.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo