Durante a abertura oficial do Seminário Internacional – Inspira Ecoturismo, que teve início em Bonito, no dia 18 de maio, o Sebrae/MS lançou o Polo de Referência e Disseminação de Conhecimento no Ecoturismo, conhecido como “Polo Sebrae de Ecoturismo” – um centro de referência para o turismo sustentável no País. A iniciativa, que já tem ações em andamento, dá suporte às práticas de valorização e preservação de recursos naturais e fomenta oportunidades de negócios turísticos.
Localizado em Bonito, na Unidade Regional do Sebrae/MS no município, o Polo de Ecoturismo é o primeiro do Sistema Sebrae voltado a este tema. Dentre os principais objetivos do centro de referência, estão o aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade; o aproveitamento dos recursos naturais e socioculturais de maneira consciente; o apoio da comunidade local no desenvolvimento do potencial turístico local; e a promoção de atendimentos, programas e ações que visem a conservação de recursos naturais.
O funcionamento do Polo, bem como suas ações e atuação estratégica, foram detalhados em coletiva para a imprensa realizada no mesmo dia, logo após a abertura oficial do seminário Inspira Ecoturismo e lançamento do centro de referência. Na ocasião, a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Analuiza de Andrade Lopes, disse que o Polo irá contribuir para elevar a competitividade do Ecoturismo no País, a partir da difusão de conhecimentos.
“Será um Polo para gerar conhecimento, teremos um observatório também nesse Polo para o segmento do Ecoturismo, uma governança que será formada, com o trade e a participação do Sistema Sebrae, para construirmos ações e trazer esse conhecimento para os pequenos negócios. Queremos usar a referência que é Bonito e o Estado de Mato Grosso do Sul para conseguir disseminar esse conhecimento e levar isso a nível Brasil”, reforçou a coordenadora.
O diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou que o Polo de Ecoturismo é apoiado por uma rede de parceiros, e todo este trabalho tem por fim impactar os pequenos negócios.
“O Sebrae Nacional dá o suporte, tanto técnico quanto financeiro e a gestão desse polo não é feita só pelo Sebrae em MS, mas por uma unidade de cada região do Brasil. O Sebrae é uma instituição de apoio, queremos que essas informações, que esse trabalho chegue ao pequeno empresário, para que ele possa tomar as decisões dele no dia a dia. Todos esses parceiros que estão aqui visam dar suporte à essa atividade que gera inclusão: o turismo gera inclusão”, disse.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, o Ecoturismo é um segmento que já vem crescendo no Estado, e com Bonito e outros destinos, a ideia é fortalecer cada vez mais essa opção junto aos turistas, movimentando a economia local.
“O Ecoturismo já vinha crescendo a passos largos e agora vem se confirmando, somos um destino muito bem-posicionado. Temos margem para crescer em Bonito, aumentar a taxa de ocupação hoteleira sem impactar diretamente nos atrativos, que tem seu o controle da capacidade de suporte. Precisamos de mais produtos, de mais investimentos privados”, mencionou.
Bonito, cidade escolhida para receber o Polo, é o principal destino de Mato Grosso do Sul e vem se destacado como referência em Ecoturismo e Sustentabilidade, sendo ganhadora de prêmios nacionais e internacionais. Além da exuberância dos atrativos naturais, o município construiu um sólido modelo de gestão sustentável do Turismo e possui uma governança local fortalecida.
Na ocasião, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para o município.
“Quero agradecer ao Sebrae, por esse evento que está sendo realizado em Bonito, é muito importante isso para a cidade, para cada vez mais fomentar o nosso Turismo, o Turismo de Aventura, para termos um Ecoturismo forte. Nossa cidade hoje gera uma economia forte na Sustentabilidade do Ecoturismo”, disse.
Representando o empresariado local, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito – COMTUR de Bonito, Gabriel Calderón Maciel, afirmou que a realização do seminário, bem como o lançamento do Polo, trará impactos positivos.
“Por meio desse evento, hoje estamos materializando o que muitos esperavam há muito tempo. Bonito está se destacando cada vez mais, graças ao esforço de todos nós. Acredito que este é o primeiro passo de uma grande caminhada que renderá muitos frutos para o nosso município”.
Também participaram da coletiva para a imprensa o vice-presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gustavo Timo e a vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Pollyana Pugas.
Inspira Ecoturismo
O Seminário Internacional – Inspira Ecoturismo é uma iniciativa do Polo Sebrae de Ecoturismo para fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios entre gestores relacionados com as atividades turísticas nos destinos com vocação para o turismo sustentável.
Até o momento, mais de 900 pessoas se inscreveram para a ação, entre participantes presenciais e quem optou por acompanhar de forma remota. O evento reúne, pelo menos, 15 caravanas com participantes de outros Estados, entre empreendedores do segmento, gestores públicos, funcionários e demais interessados de São Paulo, Amazonas e Alagoas, por exemplo. Também estão na ação palestrantes e convidados de outros países, como Chile e Costa Rica.
No primeiro dia de evento, foram realizadas, pela manhã, oficinas nas temáticas Segurança no Turismo de Aventura; Estratégias de Mercado no Ecoturismo e Políticas Públicas no Ecoturismo. Já à tarde, houve apresentação cultural, a abertura oficial do evento e a realização de painéis, sobre Comportamento do Viajante; Inovação no Ecoturismo no Brasil; entre outros assuntos.
A programação segue até este sábado (21) no município, quando serão realizados talks, palestras, oficinas e rodada de negócio, além de visitas técnicas a destinos de Ecoturismo considerados referência. Aos participantes, o evento possibilitará conhecerem oportunidades de negócios no Ecoturismo; networking com profissionais da área e conferirem referências em empreendimentos e atividades de Ecoturismo. Mais informações estão disponíveis em: inspiraecoturismo.com.br.
Fonte:CGN