AgronegócioNotícias

Sistema de chuvas avança sobre o Sul e pode chegar no Centro-Oeste

Compartilhar:

A terça-feira (10) será marcada pelo retorno das instabilidades na metade sul do país. Não há indicativos de tempo adverso, mas os volumes podem ser expressivos em algumas áreas da Região Sul e metade sul do Centro-Oeste. Já sobre a faixa norte do país e leste do nordeste, os padrões de instabilidade mantém as condições para as chuvas frequentes e recorrentes. Há inclusive previsão de chuvas intensas sobre o norte do nordeste.

Por outro lado, a situação hídrica de uma grande área na parcela central do país vem se agravando e sem perspectiva de chuvas expressivas nos próximos dias.

Região Norte

As instabilidades tropicais e o corredor de umidade, mantém o padrão de chuvas bem distribuídas na faixa norte da região. Os volumes podem ser expressivos sobre o norte do PA, AP, RR e faixa norte do MA, com os maiores registros sobre o nordeste do PA. Algumas pancadas de chuvas podem ocorrer sobre o AC e RO, mas com um comportamento bastante irregular. Porém, sobre a metade sul do PA e todo o estado do TO, o céu fica limpo com poucas chances para chuvas.

Região Nordeste

As instabilidades persistem sobre a região nordeste e há previsão para volumes expressivos. Contudo, as chuvas ficam concentradas no leste e norte da região. E quem garante este padrão são as perturbações de leste, que promovem as chuvas sobre o Recôncavo Baiano. E o corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical, na faixa norte. Inclusive é por conta deste corredor de umidade, que os volumes podem superar a marca dos 40 mm no norte do MA e norte do PI. Já na parcela central da região, uma massa de ar quente e seco domina o tempo impedindo a formação das nuvens carregadas.

Região Centro-Oeste

A formação de uma frente fria no sul do país, poderá levar algumas instabilidades para a metade sul do MS. Essas chuvas podem ser na forma de temporais, mas sem risco para tempo adverso e pontualmente os volumes podem superar a marca dos 30 mm no decorrer do período. Por outro lado, desde a metade norte do MS, todo o estado do GO e boa parte do MT, o padrão segue com tempo seco e temperaturas elevadas. Este cenário agrava a perda de água do solo e das plantas.

Região Sudeste

O tempo segue firme em todos os estados da região. Este é um comportamento típico da época do ano, devido ao padrão de circulação  dos ventos. O amanhecer poderá ter temperaturas amenas nos vales e nas serras de MG, mas com a forte presença do sol e poucas nuvens os termômetros sobem rapidamente no período da tarde. Há aviso em relação aos baixos índices de umidade sobre o oeste de SP e Triângulo Mineiro, regiões que também registram baixos volumes de chuvas nos últimos dias.

Região Sul

A formação de uma nova frente fria vai promover bons volumes de chuvas sobre a região. Essa frente fria se desenvolve a partir de uma região de baixa pressão que avançou sobre os países vizinhos. As chuvas podem ser volumosas entre o noroeste do RS, oeste de SC e sudoete do PR, com acumulados que podem superar a marca dos 40 mm no decorrer do dia. Entretanto, a tendência será de pouca ou nenhuma chuva sobre o norte do PR e sul do RS.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Fonte: Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo    Imagem: ilustrativa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo