AgronegócioMeio AmbienteNotícias

Semagro acompanha projeto piloto de manejo e conservação do solo e da água em Iguatemi

Compartilhar:

A equipe técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) realizou visita ao município de Iguatemi no dia 29 de abril para vistoria da área na qual estão sendo realizadas ações do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água) por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Conisul (Consórcio Intermunicipal da Região Sul do Mato Grosso do Sul).

“Nós estamos realizando um projeto piloto de manejo em propriedade rural para conservação de solo e de recuperação das áreas de APP e reserva legal. Fizemos o acompanhamento do plano de trabalho do convênio firmado entre Semagro e o Conisul e para definição de novas áreas que serão trabalhadas posteriormente”, comentou o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, que participou da visita, juntamente com a Coordenadora de Agricultura da Secretaria, Vanusa Borges de Oliveira.

Rogério Beretta reforçou que ação é decorrente do Prosolo. “O consórcio Conisul é parceiro do programa e, nesse caso, os recursos são oriundos da Cesp. Além disso, temos um termo de cessão de máquinas e equipamentos para a execução desse trabalho, cuja responsabilidade do arranjo e gestão local é do Conisul. Também temos parceria com a Itaipu”, disse o superintendente da Semagro.

O Prosolo faz parte de um projeto maior do governo do Estado, que busca a geração de uma base metodológica para uma economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo e adaptando tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia do estado, contribuindo para atingir os objetivos do Proclima (Programa Estadual de Mudanças Climáticas). O Prosolo compreende o desenvolvimento de atividades de contenção de processos erosivos, terraceamento, adequação de estradas vicinais e restauração da vegetação nativa.

Fonte: Semagro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo