Dois anos após vender 30 de suas lojas para o Carrefour (negócio de R$ 1,95 bilhão), surgem os rumores de que o grupo holandês SHV, dono da rede atacadista Makro (no país há 50 anos), contratou ontem (13) o banco Santander para vender as 24 lojas restantes no Brasil. Conforme o jornal O Estado de S.Paulo, estima-se que essa operação alcance valores de até R$ 2 bilhões.
No Brasil desde 1972, a rede possui imóveis em diversas cidades, sendo que as unidades restantes do Makro estão todas localizadas no Estado de São Paulo, com as lojas:
- Butantã
- Bauru
- Campinas Dom Pedro I
- Campinas Santos Dumont
- Franca
- Guarulhos
- Interlagos
- Lapa
- Marília
- Mogi das Cruzes
- Osasco
- Piracicaba
- Praia Grande
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- Santo André
- Santos
- São Bernardo do Campo
- São José dos Campos
- Sorocaba do Sul
- Taubaté
- Vila Maria
- São José do Rio Preto
- Sorocaba Norte
Segundo o Estadão, o próprio Santander já circulou a oferta de mercado, procurando as demais grandes redes que atuam com lojas de grande porte. Ainda, foi apontado que a própria rede ficou pequena e pouco competitiva diante dos principais atacadistas concorrentes.
Vale ressaltar que o grupo holandês SVH, na Europa, já se desfez da operação de varejo há mais de 20 anos, sendo que, nacionalmente a Makro apontou que não irá comentar o que chamou “rumores de mercado”.
Fonte:CE