A 14ª Semana do Artesão, realizada de 18 a 26 de março, contou com várias atrações para a população, como a Feira de Artesanato, Exposição, oficinas de técnicas artesanais, palestras, rodadas de negócios e shows musicais para toda a família. A Feira do Artesão, realizada no estacionamento do Shopping Campo Grande, teve um total de R$ 72.500,00 em vendas no varejo, atingindo diretamente cerca de 85 artesãos.
Já a Rodada de Negócios, realizada pela Fundação de Cultura de MS e pelo Sebrae no dia 24 de março, movimentou R$ 327.520,00, um valor bem superior à rodada do ano passado, que movimentou cerca de R$ 100.000,00. Foi apresentado o artesanato de referência cultural sul-mato-grossense para empresários compradores de todo o Brasil.
Através da Semana do Artesão, o poder público rende homenagens a esses profissionais às suas obras: o artesanato diverso e criativo que é uma das expressões da cultura sul-mato-grossense. Participaram 33 artesãos e dez compradores de fora do Estado. Foi uma ação totalmente gratuita, de extrema importância para a divulgação dos produtos artesanais do Estado e uma excelente oportunidade de negócios para os profissionais que têm no artesanato sua fonte de renda.
A Semana do Artesão é realizada anualmente pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura do Estado e Sectur, com o apoio das entidades representativas dos artesãos de MS, Sebrae/MS e Shopping Campo Grande. É o principal evento de celebração do dia do artesão (19 de março) no Estado. Consiste em um momento de articulação e fortalecimento dos laços entre os profissionais do artesanato, seja individualmente ou por meio de suas entidades representativas.
“A Semana do Artesão de 2022 foi um evento muito esperado após dois anos de pandemia, sendo que em 2020 tivemos que cancelar o evento e 2021 tivemos a experiência de fazermos de forma virtual. Esse ano voltamos de forma presencial. De acordo com um grande número de comercialização e negócios para o artesãos de MS, com os bons resultados da Feira do Artesanato e da Rodada de Negócios, assim voltamos com o crescimento da geração de renda dos artesãos do Estado. O volume de visitantes nos shows, as participações nas oficinas também foram um grande termômetro para medir o sucesso do evento”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain.
Fonte: Ascom FCMS