DestaqueNotíciasTurismo

Saiba qual a diferença entre mergulho, snorkeling e flutuação

Compartilhar:

O Brasil é um dos melhores países para a prática de atividades de ecoturismo e, em todo o território nacional existem diversos destinos que proporcionam experiências de aventura em paisagens exuberantes. Com praias paradisíacas e alguns dos rios mais cristalinos do mundo, o nosso país é também um dos melhores lugares para a prática de mergulho, snorkeling e flutuação. Mas, você sabe como funciona cada uma dessas atividades?

O que é mergulho?

O mergulho é considerado uma prática esportiva na qual os praticantes submergem na água com a utilização de equipamentos especiais para conseguir respirar. Muito praticado em águas doces e salgadas, existem diferentes modalidades da prática.

Tipos de mergulho
A principal diferença entre os tipos de mergulho são as técnicas e equipamentos utilizados.

Apneia
A apneia significa “parar de respirar” e, por isso, a técnica de mergulho consiste em prender todo o ar do pulmão. Muito utilizada por nadadores, a apneia é realizada por um tempo longo e em diferentes profundidades e locais.

Em alguns casos, essa técnica pode ser arriscada e por isso é recomendada apenas para pessoas experientes, com ótimo condicionamento físico.

Mergulho com cilindro (autonômo)

Saiba tudo sobre Mergulho
O mergulho com cilindro permite que os praticantes respirem normalmente durante a submersão, já que são utilizados cilindros de ar atmosférico. A modalidade é uma ótima oportunidade de conhecer a rica vida subaquática dos oceanos e até mesmo fundos de rio, já que permite mergulhar por mais tempo e com segurança.

Equipamentos para mergulho autonômo

Quais as diferenças entre mergulho, snorkeling e flutuação?

O mergulho com cilindro necessita de colete equilibrador, regulador, profundímetro e manômetro, lastro, máscara, roupa de neoprene, nadadeiras e o cilindro de mergulho.

Quais as diferenças entre mergulho, snorkeling e flutuação?
Conheça os equipamentos para mergulho

Dicas para mergulho
O mergulho é uma atividade que exige preparo e para mergulhar em alguns lugares é necessário obter certificação profissional de mergulho. Confira as principais dicas para mergulhadores iniciantes e profissionais.

Nunca mergulhe sozinho
Evite mergulhar sozinho, mesmo se já possui certificação. Escolha sempre mergulhar com, pelo menos, uma pessoa de confiança. Essa pessoa pode te auxiliar durante a atividade e ainda compartilhar essa experiência incrível com você.

Conheça o local
É muito importante estudar o local de mergulho com antecedência. Isso evita riscos de mergulhar em locais não recomendados e permite que a experiência seja ainda mais completa.

Bom condicionamento físico
Mergulhar exige que o seu condicionamento aeróbico e muscular estejam em dia. Por isso, faça sempre exercícios físicos e de respiração, evite bebidas alcoólicas no dia anterior e durma bem.

Onde fazer mergulho no Brasil
Como você já sabe, o mergulho pode ser praticado tanto em águas doces como salgadas. No Brasil, existem destinos perfeitos para quem quer mergulhar no mar e para aqueles que preferem mergulhar em rios e nascentes.

Bonito/MS
Bonito é o melhor destino brasileiro para o mergulho em rios e nascentes. As águas cristalinas do destino encantam os visitantes e proporcionam uma experiência imersiva de contato com a natureza preservada.

No destino, atrativos como o Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Abismo Anhumas oferecem a opção de mergulho com cilindro para iniciantes e profissionais. Já outros atrativos, como a Nascente Azul, oferecem também a prática de apneia em suas águas de um tom azul turquesa intenso.

Fernando de Noronha/PE
Fernando de Noronha é um dos melhores destinos do mundo para a prática de mergulho. O arquipélago mais famoso do Brasil conta com cerca de 20 pontos de mergulho, tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Mergulhar em Fernando de Noronha permite conhecer a incrível vida marinha do local, com mais de 200 espécies de animais marinhos. As águas do destino estão repletas de peixes coloridos, corais e outros animais como tartarugas, tubarões e golfinhos.

O que é snorkeling?

Saiba tudo sobre Snorkeling
O snorkeling é considerado um tipo de mergulho no qual o praticante fica apenas na superfície da água. Normalmente a prática é realizada em lugares costeiros onde as águas são mais apropriadas e proporcionam a experiência de explorar paisagens subaquáticas.

Dicas para fazer snorkeling
Apesar de ser uma prática mais tranquila, o snorkeling exige também alguns cuidados. Confira as principais dicas:

Treinamento
Não é necessário curso ou certificação para a prática do snorkeling. No entanto, antes de explorar as águas de qualquer destino, é recomendado realizar um treinamento prévio. Normalmente, os destinos turísticos contam com escolas e instrutores habilitados para facilitar a prática da atividade.

Opte por passeios acompanhados de guia
Independente do destino que você escolher para praticar o snorkeling, é muito importante optar por passeios que contam com o acompanhamento de um guia. Com a ajuda de profissionais, além da maior segurança, você também explora melhor o local.

Equipamentos para snorkeling

Conheça os equipamentos para snorkeling

Para praticar o snorkeling são necessários apenas três equipamentos: máscara, nadadeiras e snorkel. Outro equipamento que pode ser usado por pessoas que não sabem nadar é o colete salva-vidas, já que ele ajuda a flutuar na água.

Onde fazer snorkeling no Brasil
O snorkeling pode ser praticado em rios, lagos ou no mar e, por isso, o Brasil é um dos melhores países para a prática da atividade. As águas da costa brasileira oferecem pontos incríveis para a prática do snorkeling, com destaque para os estados de Alagoas e Pernambuco e destinos como Fernando de Noronha/PE, São Miguel dos Milagres/AL, Maragogi/AL e Porto de Galinhas/PE.

Já para quem prefere as águas doces para a prática do snorkeling, o melhor destino brasileiro é Bonito. Com diversos rios e nascentes de águas cristalinas, por lá o snorkeling é mais conhecido como flutuação e permite que os praticantes conheçam as belezas subaquáticas dos rios, repletos de peixes e plantas.

O que é flutuação?

Quais as diferenças entre mergulho, snorkeling e flutuação?
Muito parecida com o snorkeling, a flutuação é mais comum em destinos de águas doces e acontece em rios e nascentes. Na prática, os participantes boiam de barriga para baixo e são conduzidos pela leve correnteza enquanto observam a vida subaquática local.

Para realizar a flutuação não é necessário saber nadar, já que a atividade é realizada em locais calmos e com a ajuda de coletes salva-vidas.

Tipos de flutuação
As flutuações acontecem em nascentes e leitos de rios. Normalmente, as águas das nascentes são mais calmas e mais cristalinas, enquanto as águas de rios costumam ter uma coloração verde esmeralda ou azul turquesa. Independente do local, flutuar proporciona uma experiência incrível de imersão e contato com a natureza local.

Equipamentos para flutuação

Conheça os equipamentos para flutuação
Para realizar a flutuação é preciso utilizar snorkel, roupa de neoprene, colete salva-vidas e um sapato especial.

Onde fazer flutuação no Brasil
O principal destino para a prática de flutuação no Brasil é Bonito. A capital brasileira de ecoturismo conta com cenários incríveis e as águas mais cristalinas do país. Por lá, um dos atrativos que oferece o passeio de flutuação é o Rio Sucuri, um dos rios mais transparentes do mundo.

Outras atrações imperdíveis para a prática da atividade são: Áquario Natural, Nascente Azul, Rio da Prata e Lagoa Misteriosa. Locais como Gruta do Mimoso e Abismo Anhumas também oferecem a atividade de flutuação em cavernas parcialmente submersas.

Fonte: Bonitour

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo