A PF-MS (Polícia Federal em MS) aprendeu em Corumbá, na noite da última sexta-feira (18), grande quantidade de insumo químico que pode ser usado no refino de cocaína. conforme a polícia foram pelo menos 231 toneladas de Acetato de Etila apreendidas no pátio de uma empresa de transporte de cargas na Cidade Branca, que faz fronteira com a Bolívia.
De acordo com registro da PF, a grande quantia do produto, veio ou teria sido transportados por cinco caminhões de uma empresa fornecedora localizada em São Paulo. O insumo até não ficaria em MS, sendo levado ao país vizinho, que posteriormente devolveria a droga pronta para o Brasil.
“O material encontrado possui valor aproximado de R$ 3 milhões e teria como destino uma empresa boliviana localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra”, apontou assessoria da PF.
A apreensão ocorreu após fiscalização de policiais federais que constataram a irregularidade no transporte e recebimento da carga, além das suspeitas sobre a empresa compradora do produto na Bolívia, que poderia ser utilizada para desvio do material para o refino de cocaína em território vizinho.
Sem prisões
Não houve prisões, porém todos os autuados infringiram o disposto na Lei 10.357/2001 e poderão responder tanto administrativamente quanto criminalmente, de acordo com suas responsabilidades.
Segundo peritos criminais da PF, o Acetato de Etila está presente em mais de 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil.