AgronegócioNotícias

Frente fria, calor e pancadas de verão. Veja a previsão para a semana

Compartilhar:

A segunda-feira (07) será marcada pela presença de uma frente fria na região Sul. Este sistema poderá causar temporais localmente fortes, devido à combinação com o forte calor que também será registrado na região. Também chove em praticamente toda a metade norte do território nacional, também devido à forte atuação do calor e umidade, porém com  o fortalecimento das instabilidades das parte mais altas da atmosfera.

Entre a parcela mais central e leste do Brasil, a tendência é de um tempo mais seco, contudo o calor também será forte nessas regiões.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
Chove em todas as áreas da região norte. A combinação entre o calor e umidade típicos da região, com as instabilidade de altitude, favorecem a formação das nuvens carregadas em todos os estados. As projeções indicam que sobre o AC, sul do PA e região do Baixo Amazonas, essas instabilidades poderão ser mais intensas e provocar temporais localmente fortes, gerando acumulados superiores aos 50 mm pontualmente.

Região Nordeste
As chuvas perdem intensidade sobre a região, especialmente no interior nordestino. Apesar dessa diminuição das instabilidades, a tendência é de que as chuvas sejam mais intensas sobre o norte do PI e norte do MA, com acumulados que poderão superar a marca dos 50 mm pontualmente. Também chove sobre grande parte do CE e RN, com volumes variando entre 10 e 25 mm. Ao mesmo tempo, sobre o oeste da BA, sudeste do PI e oeste de PE a tendência é de uma segunda-feira mais seca. Porém, há condições para chuvas na metade leste do estado Baiano.

Região Centro-Oeste
As instabilidades se concentram na metade norte da região. As chuvas podem vir com força sobre o MTe norte do GO, apesar disso na média das projeções os volumes variam entre 10 e 30 mm. Por outro lado, sobre a metade sul do MS e sudeste do GO o tempo será mais seco. O destaque para as temperaturas também é válido para o MS, visto que os termômetros podem ultrapassar a marca dos 35ºC e com índices de umidade altos o suficiente para causar uma sensação de abafamento e desconforto térmico.

Região Sudeste
Tempo firme em boa parte das áreas da região sudeste. A presença de uma região de alta pressão diminui e até mesmo impede a formação de nuvens carregadas. Porém, devido ao forte calor algumas regiões poderão registrar pancadas isoladas e passageiras. Contudo, sobre o Vale do Paraíba as condições indicam a possibilidade do registro de chuvas mais fortes, mas que na média das projeções somam acumulado inferiores aos 10 mm, mas vale destacar que momentaneamente essas instabilidades podem ocorrer na forma de temporais localmente fortes, típicos de verão.

Região Sul
A atuação de uma frente fria manterá  o padrão de chuvas sobre a região sul. Apesar do sistema, as temperaturas serão elevadas e com a maior quantidade de umidade no ar, a sensação térmica será ainda maior. Podemos esperar termômetros marcando temperaturas próximas dos 40?ºC sobre a parcela central do RS e sul de SC. Além disso, a combinação das instabilidades com o forte calor, poderá resultar em pancadas de chuvas localmente fortes podendo ser acompanhadas de raios, vendavais e queda de granizo isolado. Contudo, o tempo terá o predomínio do sol sobre a metade oeste do PR e os maiores volumes se concentraram sobre o extremo sul do RS.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Fonte: Agrotempo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo