Um incêndio de grandes proporções atinge a Argentina há mais de um mês e vem se intensificando em São Tomé, na Província de Corrientes, divisa com São Borja (RS), onde chegou há cerca de uma semana. O fogo atinge florestas de eucaliptos e mata nativa. Estima-se que pelo menos 800 mil hectares já foram consumidos e mais de 30 mil plantações florestais. As chamas se espalham com facilidade devido a estiagem e já podem ser vistas de prédios na cidade gaúcha.
“O fogo vem se alastrando diante da vegetação seca e alta. A preocupação com as chamas ainda é muito grande, pois o incêndio chegou a se aproximar de um posto de combustível”, afirma o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.
Os dois países trabalham no combate ao incêndio. São pelo menos 200 homens de cidades como Santo Ângelo, Canoas, São Borja, Santa Cruz do Sul e argentinos. O trabalho é feito por terra e com auxílio de aviões. São 17 focos e o medo é que as chamas alcancem o Rio Grande do Sul, também afetado pela seca ,e cause prejuízos em lavouras e pastagens.
Fonte: Agrolink