Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito poderá sediar em 2024 a maior feira mundial desse segmento turístico, o AdventureNEXT Latin América. O destino vai pleitear a sede durante a edição deste ano do evento, que será realizado de 9 a 12 de fevereiro na cidade do Panamá. O anúncio foi feito pelo prefeito Josmail Rodrigues, ao divulgar as principais metas de Bonito para atrair eventos e mais turistas a curto e médio prazos.
O prefeito participará da feira no Panamá, acompanhado do vice-prefeito, Juca Ygarapé, e da secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, oportunidade em que formalizará a proposta de Bonito para sediar o importante evento, que coloca os destinos emergentes no mapa do turismo de natureza e aventura. A feira é também uma estratégica plataforma de divulgação da oferta turística local.
“Vamos promover a divulgação de nossos atrativos durante a feira e oficializar a candidatura pra sedia-la feira em 2024, contando com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo”, disse a secretaria Juliane Salvadori. “Uma grande oportunidade, sem dúvidas, para posicionar ainda mais Bonito entre os aventureiros de todo o mundo como destino único e surpreendente que é.”
Referência mundial em ecoturismo, Bonito é um forte candidato na disputa pela sede da feira pela forma como se preparou para a retomada da atividade com total segurança durante a pandemia do coronavírus. O destino se recuperou, depois do fechamento em 2020, ganhando a confiança do turista como destino mais seguro ao se organizar como a participação de todos os segmentos turísticos na elaboração dos procedimentos de biossegurança.
Superou as expectativas – Com grandes possibilidades de ser realizado em Bonito, pelo potencial e organização do turismo desenvolvido na Serra da Bodoquena, caso se confirme o evento será realizado pela segunda vez no Brasil. A primeira ocorreu em Campo Grande, em novembro de 2018, contando com a chancela do Governo do Estado, por meio da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Em 2018, Mato Grosso do Sul competiu com o Chile e o Equador e o 1º AdventureNEXT Latin America realizado na Capital superou as expectativas de empresários do setor e da própria Fundação de Turismo. Foram três dias de negócios, palestras e networking entre operadoras nacionais e internacionais, trade turístico local e jornalistas, que também vieram de várias partes do mundo.
A feira é promovida pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), fundada em 1990, maior rede global de líderes em viagens de aventura. É composta por cerca de 30.000 guias individuais, operadores turísticos, pousadas, consultores de viagens, conselhos de turismo, organizações de marketing e gerenciamento de destinos, educadores ao ar livre, empresas de equipamentos e mídia de viagens que compartilham uma crença e compromisso com o turismo sustentável.
A feira deste ano será realizada no Gamboa Rainforest Reserve, situado na Reserva de Mata Atlântica do Gamboa, no Canal do Panamá, localizado a 30 minutos do centro da cidade do Panamá.
Fonte:CGN