NotíciasSaúde

Segundo lote com doses pediátricas da Pfizer chega, mas distribuição atrasa

Compartilhar:

A segunda remessa de vacinas pediátricas, com 18.300 doses da Pfizer, desembarcou às 7h35min desta terça-feira (18), no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

As vacinas seriam enviadas às 8h para a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE) e posteriormente distribuídas aos municípios.

Porém, a empresa IBL – responsável pelo transporte -, atrasou a entrega. Com isso, as vacinas serão enviadas à CEVE com duas horas de atraso, às 10h, e afetará toda a logística de distribuição das vacinas aos municípios.

A empresa é contratada pelo Ministério da Saúde e não pela Secretaria de Estado de Saúde.

A primeira remessa com outras 18.300 doses infantis chegou na última sexta-feira (14) em Mato Grosso do Sul. A vacinação em crianças de 5 a 11 anos começou no sábado (15).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos aptas a se vacinarem contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 4.066 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose no período entre 15 e 16 de janeiro.

Conforme o Ministério da Saúde, a prioridade de vacinação é para crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas, quilombolas e crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

Normas

O intervalo entre a primeira e segunda dose pediátrica deve ser de oito semanas.

A cor da tampa do frasco destinado às crianças de 5 a 11 anos é laranja, para facilitar a identificação das equipes de saúde e pais ou responsáveis.

Para maiores de 12 anos, a cor da tampa do frasco é roxa. Não é necessária prescrição médica para aplicação da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pediátrica da Pfizer também terá esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperaturas de 2º a 8ºC.

A vacinação das crianças deve ser realizada em ambiente específico e longe da vacinação de adultos. A aplicação de doses em formato drive-thru é proibida.

Cadastro

O cadastramento de crianças de 5 a 11 anos está aberto e disponível neste site.

Veja o passo a passo para cadastro:

  • Acesse este site
  • Escolha o menu “primeiro acesso”
  • Selecione o perfil “idade entre 5 e 11 anos com ou sem comorbidades”
  • Clique em “continuar”
  • Preencha os dados pessoais
  • Acrescente os documentos da criança e do adulto responsável legal
  • Caso a criança tenha alguma comorbidade, é necessário anexar laudo médico

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo