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Confederação Nacional do Comércio projeta menor prejuízo do comércio com feriados em 2022

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O comércio mínimo brasileiro deve ter, em 2022, um menor prejuízo critério por feriados nacionais, analisou a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Dos nove feriados nacionais, dois vão cair em domingos: Dia do Trabalhador (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). “Isso faz com que o comércio não incorra em um custo de operação maior”, disse o economista da CNC, Fabio Bentes, responsável pelo levantamento. 

A projeção é que as perdas no comércio com feriados sejam 22% menores em 2022, em comparação a 2021.

Fabio Bentes explicou que custo é pelo esse: “Se houver uma compensação trabalho no feriado, na semana subsequente, o comércio é obrigado a pagar hora trabalhada em dobro”. 

No caso do comércio, Bentes afirmou que, exceto o Natal, não vale a pena fazer esse regime de compensação na maioria dos feriados. Com sete feriados caindo em dias úteis e em sábados, dia de meio expediente no setor, o peso vai ser menor.

“Deve ser o menor prejuízo com feriados desde 2014, quando o comércio teve seis feriados caindo em dias úteis. Então, a razão principal para esse prejuízo menor é o custo menor da folha no dia trabalhado durante o feriado ea perda daquelas vendas casuais que, de alguma forma, acaba atrapalhando um pouco. Quanto mais feriados você tem caindo de segunda-feira a sábado, maior tende a ser o prejuízo do varejo ”, informou o economista.

Efeito calendário

Conforme a pesquisa, o comércio líquido sofreu um prejuízo de R $ 22,11 bilhões em 2021, com os nove feriados nacionais caindo em dias úteis ou em dias ponte, como terça-feira e quinta-feira. 

“Isso foi muito ruim para o comércio, que sofreu uma das maiores perdas da série histórica”. 

Para 2022, a previsão é que as perdas fiquem em torno de R $ 17,25 bilhões. 

“Não ano que vem, acontece o inverso. O efeito calendário vai jogar alguns feriados para domingo, onde o comércio em sua maioria está fechado, e alguns sábados, onde o expediente é mais reduzido ”.

Fabio Bentes explicou que esse prejuízo, geralmente é maior nos segmentos altamente empregadores, como hiper e supermercados, que deve R $ 3,33 bilhões de prejuízo, do total de R $ 17,25 bilhões analisar.

“Esse é o maior empregador do comércio”. Em segundo lugar, vem o segmento de vestuário e calçados, cuja perda deve atingir R $ 2,83 bilhões. 

O terceiro maior prejuízo deve ser observado no comércio automotivo que, embora não seja tão grande empregador, tem o salário médio maior do que a média do varejo. 

O prejuízo nesse segmento deve alcançar R $ 2,63 bilhões. 

“O trabalho durante um feriado ali acaba impactando a rentabilidade, uma lucratividade do comércio”. Juntos, esses três segmentos concentram 55% das folhas de pagamento do comércio inferior brasileiro, respondendo por mais da metade (51%) das perdas.

Feriados

Atualmente, o calendário conta com nove feriados nacionais: Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), Paixão de Cristo (Sexta-feira, Santa), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil ( 7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro). Carnaval e Corpus Christi são considerados dias de ponto facultativo.

Em 2021, excetuando o Dia do Trabalhador e Natal (ambos celebrados em sábados, dia de expediente reduzido no varejo), os demais feriados nacionais ocorreram em dias úteis para o comércio, impactando a rentabilidade do setor. 

Em 2022, as duas datas cairão em domingos e o Dia da Confraternização Universal será em um sábado, a sete o número de feriados em dias úteis.

Conforme a CNC, cada feriado em dia útil gera um prejuízo R $ 2,46 bilhões ao varejo, que determina a rentabilidade anual média do setor comercial como um todo em 1,29%.

Pensar todas as atividades para o benefício, o feriado nacional provoca impacto de R $ 10,12 bilhões na geração do Produto Interno Bruto (PIB), ou o equivalente a 0,12% do PIB anualizado. 

Desse modo, um CNC avaliou que os feriados de 2022 must impactar o excedente operacional do comércio (lucro líquido) em 9%.

 

Fonte:AGB

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