O mensageiro WhatsApp teve um 2021 conturbado, com altos e baixos. No lado negativo, ele continua ligado a esquemas de spam, golpes virtuais e espalhamento de desinformação — sem contar o escândalo da mudança dos Termos de Privacidade, que desabilitaria o mensageiro nos celulares de quem não aceitasse a novidade e obrigou a empresa a recuar da mudança.
Já no lado positivo foram várias as novidades que melhoraram a experiência do usuário, seja no aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS, seja na versão desktop ou web. A seguir, separamos algumas dessas novidades que colocaram o mensageiro mais popular do Brasil nas manchetes dos últimos meses.
1. Autenticação na versão web
Uma das primeiras novidades do mensageiro para 2021 foi a adição de desbloqueio por digital, rosto ou íris para o WhatsApp Web, que é a versão para navegadores do aplicativo.
A novidade apresenta mais segurança no pareamento com outros dispositivos e vai além da simples leitura de um QR code. A escolha da modalidade de desbloqueio depende das funções que estão disponíveis no seu smartphone, sem que o app faça o armazenamento desses dados no servidor.
2. Conexão em múltiplos dispositivos
Um dos recursos mais pedidos pela comunidade foi atendido em 2021. Trata-se da possibilidade de efetuar e manter o login em múltiplos dispositivos, o que permite a você não precisar parear a todo momento a conta entre um celular e um computador, por exemplo.
A novidade funciona em até 4 aparelhos simultaneamente, e as mensagens são sincronizadas em tempo real. Dispositivos sem registro de login em 2 semanas são desconectados para aumentar a segurança.
3. Acelerar áudio
Muita gente simplesmente não consegue mais pensar em ouvir áudios longos do WhatsApp sem essa função. A possibilidade de acelerar a reprodução de mensagens de voz no mensageiro foi liberada em maio de 2021, com a possibilidade de aumentar a velocidade em 1,5x ou 2x.
4. Mensagens temporárias
Uma das funções mais populares do rival Telegram finalmente chegou ao WhatsApp. Trata-se do envio de mensagens temporárias, que se autodestroem depois de um tempo pré-configurado pelo usuário.
Com a novidade, momentos particulares ou dados sensíveis podem ser compartilhados por tempo limitado, apagado completamente do sistema e do aparelho de ambos os envolvidos. Isso pode acontecer após uma visualização ou uma janela de tempo escolhida pelo remetente.
5. Sistema de pagamentos
É verdade que o sistema de pagamentos que permite o envio de dinheiro pelo WhatsApp não ficou popular, especialmente pela concorrência de serviços como o Pix, mas a plataforma finalmente conseguiu lançar o recurso em 2021.
Foi difícil tirar a novidade do papel: o Banco Central do Brasil suspendeu o recurso após o anúncio e só fez a liberação meses depois. Além da possibilidade, que é bastante intuitiva e ligada à carteira digital do Facebook, um botão de atalho foi adicionado ao chat. Só Brasil e Índia, por enquanto, têm acesso à novidade.
6. Backup criptografado
Em privacidade e segurança, o WhatsApp começou a disponibilizar no segundo semestre a criptografia também nos backups, armazenando com mais segurança as conversas e as mídias que podem ser usadas para recuperar chats e por quem está trocando de aparelho.
Ele também é de ponta a ponta, ou seja, sem intercepção possível por terceiros, com a chave de 64 dígitos armazenada apenas no dispositivo.
7. Transferência de conversas
Em setembro, o WhatsApp começou a implementar uma função que ainda precisa melhorar muito, mas ao menos ganhou os primeiros passos. Trata-se da transferência de conversas que faz a migração de mensagens e arquivos de áudio, fotos e vídeos de quem está trocando de celular.
O problema? Por enquanto, isso só funciona de dispositivos iOS para aparelhos Samsung com a versão 10 ou posterior do Android.
8. Guia de Negócios
Outro recurso que está em expansão é o diretório de negócios nas proximidades do usuário que utilizam o WhatsApp Business como forma de contato.
A novidade foi lançada apenas em São Paulo por enquanto, mas é uma boa forma de você encontrar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos próximos. A função deve ser expandida para mais locais ainda em 2022.
9. Sugestão de figurinhas
O seu acervo de figurinhas (stickers) do WhatsApp está curto e você não encontrou o adesivo que desejava para enviar em uma conversa?
Em novembro deste ano, o mensageiro ganhou a opção de busca e sugestão de stickers, que usa termos para listar as melhores opções para você enviar (e depois salvar para uso posterior).
Fonte:TecMundo