DestaqueNotícias

Dourados, maior cidade do interior de MS, chega aos 86 anos de história nesta segunda-feira

Compartilhar:

Nesta segunda-feira (20), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul comemora 86 anos de emancipação. Dourados, maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, foi elevada à condição de município em 20 de dezembro de 1935, quando pertencia ao território de Ponta Porã.

Durante todas décadas de existência, Dourados carrega um feito que poucos municípios brasileiros conseguiram: já fez parte de três “estados” diferentes. Dourados foi desmembrada do então Mato Grosso, junto com outras seis cidades, Bela Vista, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Ponta Porã (Capital).

A unidade administrativa foi criada com a justificativa de ser uma medida de Segurança Nacional durante a Segunda Guerra Mundial, já que os municípios são de áreas fronteiriças. O objetivo do Estado Novo era poder administrar diretamente essas unidades. Além do Território Federal de Ponta Porã, foram criados os territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé e do Iguassú. Todos pelo mesmo decreto-lei.

O território durou pouco tempo, três anos, mas ao longo de sua existência contou com três governadores diferentes: Coronel Ramiro Noronha, Major José Guiomard dos Santos e José Alves de Albuquerque.

Em 1946, quando uma nova Constituição entrou em vigência para substituir a do autoritário Estado Novo, a unidade da qual Dourados fez parte, foi extinta. O município então voltou a ser mato-grossense por mais 31 anos, já que em 1977 houve a divisão dos estados e Dourados passou a compor Mato Grosso do Sul.

Após passar 2020 sem comemoração em razão da pandemia de covid-19, neste ano, a prefeitura preparou uma agenda extensa, o Dourados Brilha, que teve início no último dia 9 e segue até o dia de Natal, 25 de dezembro. Na programação, além da esperada decoração e iluminação de Natal, diversas atrações culturais e musicais.

Na praça Antônio João foi montada uma árvore de Natal, produzida toda em material utilizado é reciclável, cerca de 10 mil garrafas pets foram utilizadas na decoração. A proposta é da professora e artesã Maria José Simplício da Silva, a Pinduca. Ela foi a responsável pela criação e montagem da árvore e parte dos demais itens que foram instalados no local.

Dourados, maior cidade do interior de MS, chega aos 86 anos de história nesta segunda-feira

 

Fonte:EnfoqueMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo