O serviço de identificação de chamada Truecaller divulgou o relatório anual que mostra os países que mais registraram ligações telefônicas de spam — ou seja, chamadas indesejadas e massivas que oferecem algo não solicitado pelo dono da linha.
Segundo a plataforma, foram 300 milhões de telefones bloqueados em todo o mundo e 37,8 bilhões de chamadas identificadas como spam — um preocupante aumento em relação a 2020, que já tinha números altos. As estatísticas foram coletadas entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.
A pandemia da covid-19 trouxe alterações nos hábitos dessas companhias: várias das chamadas traziam a saúde como tema e novas ondas do vírus, em especial a partir de março, fizeram as ligações ficarem ainda mais frequentes.
A situação do Brasil
No ranking global do Truecaller, o Brasil ficou em primeiro lugar. Ou seja, somos o país que mais foi afetado por chamadas de spam em 2021, com 32,9 chamadas mensais dessa modalidade recebidas por pessoa.
Esse é o quarto ano consecutivo em que o país está na liderança, que é cada vez mais disparada: o Peru, segundo colocado, tem pouco menos de 20 chamadas por pessoa ao longo de um mês. Vale lembrar que a Anatel recentemente determinou que números de telemarketing agora virão com um código inicial específico para facilitar a identificação desses serviços.
Em termos de spam por SMS, o país ocupa a oitava colocação, com cerca de 8 mensagens por pessoa recebidas a cada mês. Neste caso, Camarões, Somália e Tanzânia são os líderes.
Ainda sobre o desempenho do Brasil, são três grandes categorias de chamadas spam: oferecimento de serviços financeiros (como bancos, empresas de empréstimo e cartões de crédito), vendas diversas e tentativas de golpe ou fraude.
Para conferir o estudo completo do Truecaller (em inglês), é só acessar a página oficial do serviço.
Fonte:TecMundo