CidadeNotícias

Conect SUS fica fora do ar e atrapalha viajantes

Compartilhar:

O site do Ministério da Saúde saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10) após um suposto ataque hacker. Ao tentar acessar o site, usuários encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.

“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem.

Minutos depois, o recado desapareceu, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar. O Ministério da Saúde não comentou o problema.

Nas redes sociais, pessoas que conseguiram acessar o aplicativo do Conecte SUS relatam o sumiço das informações sobre vacinação. Há também relatos sobre dificuldade para fazer login e utilizar outras funções.

O “ransomware”, tipo de ataque virtual que teria sido feito no site e na plataforma, criptografa os dados e impede que eles sejam acessados. Nesse tipo de ataque, os criminosos costumam pedir um resgate para devolver os dados.

O problema pode ter afetado quem dependia do aplicativo par viajar nesta sexta, já que voos alguns destinos exigem o comprovante de vacinação.

Em novembro, passageiros que dependiam do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram impedidos de embarcar por não terem o formulário necessário para o retorno ao Brasil, após o domínio enfrentar instabilidades.

Como ainda não há uma previsão para o retorno do Conect SUS, a recomendação para quem tem viagem marcada é salvar o PDF ou print de tela do seu certificado digital internacional de vacinação e manter acessível para eventualidades.

Como comprovar vacinação?

Para quem precisa do comprovante para embarcar neste fim de semana, existem outras alternativas viajantes para comprovar as doses de vacina:

  • A carteira física de vacinação;
  • Arquivo em PDF ou print da tela do Conecte SUS podem ser usados;
  • Plataformas de saúde de estados e municípios. Em Campo Grande, por exemplo, existe a plataforma Vacina Campo Grande, onde possui os dados de imunização dos moradores do município.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo