DestaqueNotíciasTurismo

Verão e réveillon são os períodos mais vendidos neste final de ano

Compartilhar:

Os dias do ano — aqueles que não correspondem a férias e feriados — representam 29,7% das vendas até outubro, segundo o Boletim Mensal Braztoa, um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a consultoria UP Soluções, com os associados da entidade. Quando se fala em férias e feriados, o verão é o período preferido pelos brasileiros para as viagens, com 21% das vendas, seguido pelo réveillon, com 13,6%, Carnaval, com 7,5%, e Natal, com 5,6%.

Em outubro, 21% das operadoras superaram o faturamento da média histórica e 31% já ultrapassaram o patamar dos 50% desse índice, enquanto 48% ainda não alcançaram 50% do faturamento pré-pandemia. Outro dado interessante é que, pela primeira vez, 100% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais. Além disso, em outubro, 73% dos embarques nacionais foram de novas vendas e, no internacional, 72% dos embarques vieram de vendas novas.

Para 89% dos operadores, o ticket médio das viagens nacionais se manteve ou aumentou, enquanto no internacional esse índice se manteve para 27% das operadoras e aumentou em até 50% para 54% das empresas. “Os valores são frutos da flutuação da oferta e demanda. No nacional, o peso do aéreo na viagem é maior e puxa o ticket para cima, já no internacional o câmbio e as vendas para grupos acima de dez passageiros representam 25% das comercializações”, explica Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa.

Mais vendidos

O mercado nacional segue representando a maior parcela das vendas de pacotes e o Nordeste se mantém como região mais vendida. No ranking dos destinos, o primeiro lugar ficou com Gramado (RS), seguido de Natal (RN), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). Entre os destinos com crescimento expressivo no período figuram Bonito (MS), Jalapão (TO) e São Luís (MA). Um quarto dessas vendas foram para embarques no próprio mês e 63% para embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o primeiro semestre 2022 e apenas 6% das viagens para o segundo semestre de 2022 ou 2023.

No internacional, América Central, Caribe e Europa foram as regiões mais vendidas. Entre os destinos, o destaque ficou com Cancún (México), Portugal, Paris (França) e Estados Unidos, mostrando que as recentes aberturas de fronteiras já começaram a mudar as preferências de viagens para fora do Brasil. Em relação aos embarques internacionais, 13% das vendas foram para outubro, 72% para o final de 2021 e verão e 12% para o segundo semestre 2022.

Feriados

Em relação aos feriados deste ano, as vendas foram maiores para a semana do saco cheio (12 a 15 de outubro), 7 setembro, 15 novembro e 2 de novembro. No geral, as experiências mais buscadas para as festas de fim de ano foram sol e praia, cruzeiros, luxo, viagens para montanhas e campo e resorts.

Fazendo um recorte por evento, para o réveillon as experiências mais buscadas foram sol e praia (26%), luxo (19%) e resorts (15%). Entre os destinos mais vendidos, Rio de Janeiro (RJ) e Dubai (Emirados Árabes) lideram a lista nacional e internacional, respectivamente.

Em relação ao Carnaval 2022, viagens de Sol e praia (26%) e luxo (23%) são as mais buscadas, sendo que as experiências completas ficam no topo das preferências (25%), com Salvador em destaque. Já no Natal, luxo (23%), viagens de para montanhas e campo (20%), e os resorts (18%) figuram entre as experiências mais buscadas. Aqui, os roteiros completos também foram protagonistas, representando 25% das compras, com Gramado figurando no topo das buscas.

Poara os feriados no decorrer de 2021, os produtos mais vendidos foram terrestre (21%), locação de automóveis (20%) e experiência com aéreo mais terrestre (16%), o que confirma o protagonismo das viagens de proximidade para os pequenos períodos de folga. Os pacotes de sete dias seguem sendo os mais procurados, independente do feriado e do público. Já os cruzeiros marítimos representaram 15% das vendas para o Carnaval, 12% para o réveillon e 11% para o Natal.

 

Fonte:OTempo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo