NotíciasTurismo

Selo Turismo Responsável é destaque em audiência pública

Compartilhar:

Ministério do Turismo participou na última segunda-feira (08) de audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. O encontro foi dedicado a debater a importância da adoção de protocolos de biossegurança pelos diversos segmentos do turismo nacional.

Além do MTur, foram convidados representantes do Sistema Integrado de Parques e Atração Turística (Sindepat), do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da prefeitura de Maragogi (AL). Todos os participantes declararam ser essencial a mudança de comportamento por parte dos empreendimentos turísticos e de turistas em relação a medidas de proteção contra a Covid-19.

Representando o Ministério do Turismo, a Diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo Substituta, Rafaela Lehmann, reforçou durante o encontro que o MTur foi pioneiro ao criar, em junho de 2020, o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. A iniciativa estabelece recomendações específicas de biossegurança para 15 segmentos e está disponível, gratuitamente, aos empreendimentos inscritos no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur.

“De um universo de mais de 130 mil prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, até agora, 30 mil aderiram ao Selo. Portanto, ainda temos um caminho a percorrer, mas precisamos da colaboração de todos para nos ajudar a ampliar este número” , destacou Lehmann.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que, desde o ano passado, o Ministério do Turismo vem trabalhando na conscientização do setor para adoção do Selo por meio de campanhas promocionais, publicações nos canais oficiais do governo federal, contato direto com os governos estaduais e municipais e a participação constante da Pasta em audiências públicas no Congresso Nacional, além da promoção de capacitações tendo como temática o Selo Turismo Responsável.

“A pandemia está, enfim, controlada, com baixos níveis de contaminação graças ao avanço da vacinação no país, e o turismo já começa a se recuperar com índices crescentes sendo registrados mês a mês. Precisamos nos unir e disseminar a cultura da biossegurança no nosso setor. Todos ganham com isso: o turismo, a economia e o cidadão”, afirmou o ministro.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – Trata-se de uma sinalização visual que confere maior credibilidade às empresas do setor que, declaradamente, assumiram o compromisso de cumprir protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A adesão pode ser feita pelo site do Selo. O portal também serve como fonte de consulta a turistas que desejam saber quais empreendimentos ou guias de turismo já aderiram ao selo.

 

Fonte:BN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo