NotíciasPolítica

Ex-juiz e ex-ministro, Sergio Moro, se filiará nesta quarta-feira ao Podemos

Compartilhar:

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai se filiar ao Podemos nesta quarta-feira (10). A filiação está marcada para as 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e  será transmitida pelo novo canal de Moro no YouTube

Moro deve se candidatar pela primeira vez a um cargo político e se insere na linha da terceira via, com nomes contrários a Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – presidente entre 2003 e 2010 – e que buscam se eleger à Presidência da República nas eleições de 2022.

Ainda não é certo que Moro se apresente como candidato no evento de filiação, mas o ato já é considerado um recado de que o ex-juiz é uma das peças no tabuleiro para 2022. Aos futuros correligionários do Podemos, Moro deve abordar o já tradicional discurso de combate à corrupção.

A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) comemorou a filiação. “Estamos extremamente honrados e felizes com o ingresso de Sergio Moro ao nosso Podemos. Muito nos orgulha tê-lo nas fileiras do Podemos, por tudo o que ele representa e já fez pelo País. Trata-se de uma pessoa singular, íntegra e muito capacitada.”

O ex-juiz — que ganhou notoriedade na Operação Lava Jato — ainda não definiu a qual cargo eletivo deve se candidatar, mas é visto como potencial candidato da terceira via à presidência da República ou ao Senado Federal por São Paulo.

A candidatura de Sérgio Moro é possível porque a exigência do novo código eleitoral de quarentena de quatro anos após o desligamento de juízes, militares e policiais antes que eles possam disputar cargos eletivos só passa a valer em 2026.

Eleições de 2022

O primeiro turno das eleições de 2022 acontece em 2 de outubro. Além de Bolsonaro, Lula e Moro, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), e os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB), se colocam como nomes possíveis para a corrida presidencial. Luiz Henrique Mandetta (União-MT), ex-ministro da Saúde, também é um dos nomes sondados para a disputa.

 

Fonte:EnfoqueMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo