Ligações indesejadas e insistentes de telemarketing tem motivado cada vez mais reclamações à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) em Mato Grosso do Sul.
De maio a outubro deste ano, 11.070 números de telefone foram bloqueados por consumidores que se sentiram incomodados ou prejudicados com as ligações.
O bloqueio é feito por meio de cadastro na ferramenta Bloqueio de Telemarketing – Bloqtel, que visa impedir que novas ligações sejam realizadas pelo número cadastrado.
O Bloqtel é parte integrante do Procon, sendo o cadastro para paralisação de contatos indesejados realizado de forma gratuita.
Conforme o Procon, conforme as maiores incidências ocorreram nos meses de julho, com 6.646 bloqueios, agosto com 1.171 e maio com 1.114.
Maioria das ligações são para ofertas e pacotes de operadoras de telefonia, além de serviços financeiros.
Como bloquear
Para utilizar o serviço, o consumidor deve realizar um cadastro, diretamente no site , fornecendo números do RG e CPF, endereço com CEP e cadastrar os números do telefone que deseja bloquear para recebimento de ligações.
A partir de então, é efetuado o bloqueio e o número indicado não mais ligará para o cliente.
Com o cadastro, o consumidor pode acessar sempre que desejar um novo número.
No entanto, o Procon ressalta que o Bloqtel não impede outras ligações, como por exemplo, cobranças, se limitando ao telemarketing, que é a oferta de serviços e produtos variados.
O sistema também não bloqueia associações portadoras do título de utilidade pública, institutos de pesquisas, órgãos governamentais e organizações políticas.
Fonte:CE