NotíciasTecnologia

Prefeitura do Recife quer ser 100% digital até 2023

Compartilhar:

Após o sucesso do aplicativo Conecta Recife, que permitiu disponibilizar digitalmente aos cidadãos 151 serviços públicos municipais, a prefeitura da capital pernambucana decidiu estender a digitalização a todos os 613 serviços existentes, apurados através de um censo. A expectativa é de que 100% das demandas dos recifenses possam ser atendidas através de aplicativos até 2023.

Mas a expectativa não para por aí: a programação da recém-criada secretaria executiva de transformação digital prevê que, em 2024, seja disponibilizada aos cidadãos uma plataforma aberta de serviços públicos que possam ser integradas através de APIs. “Não se trata de só fazer um app bonitinho, mas ajudar na promoção da cidadania”, explica ao Mobile Time o secretário de transformação digital Rafael Figueiredo.

Criado na gestão passada, o Conecta Recife faz a conexão da população diretamente com a prefeitura, disponibilizando através de dispositivos móveis a solicitação de serviços como reparação asfáltica nas vias, consertos de semáforos e emissão de guias e certificados. Durante a pandemia, o app chegou a 620 mil downloads.

Conecta Recife contra a covid-19

A grande demanda pelo Conecta Recife ocorreu quando a prefeitura decidiu utilizar o app na campanha de vacinação. O aplicativo permite o agendamento da vacina, o que praticamente elimina as filas. Segundo Figueiredo, a colocação de “slots de cinco em cinco minutos” agilizou o sistema para atendimento em no máximo 15 minutos, o que rendeu um “NPS [/net Promoter Score] de 92”, uma taxa de satisfação de quase 100% dos usuários.

O Conecta ganhou mais serviços ultimamente. Além do passaporte de vacinação da cidade, foi adicionado recentemente o GO Recife, que é uma plataforma de oferta de empregos, serviços digitais e cursos profissionalizantes, já com mais de 30 mil currículos publicados. A secretaria de saúde prepara, para o ano que vem, um serviço de saúde comunitária com teleconsultas por vídeo.

 

Fonte:TecMundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo