EsportesNotícias

Federação Internacional desobriga uso de biquíni no handebol de praia

Compartilhar:

Após polêmica e pressão por parte dos países nórdicos, a Federação Internacional de Handebol anunciou que alterou as regras do esporte. A partir de agora, as jogadoras não serão obrigadas a usar biquínis durante a prática do esporte e poderão vestir shorts. A mudança já entrou em vigor no regulamento. Em julho, a seleção feminina norueguesa foi punida com multa de R$9 mil por usar shorts em vez do uniforme obrigatório de biquíni.

Em setembro, Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia pediram à Federação Internacional de Handebol uma revisão nas regras do uniforme da modalidade praia de acordo com a igualdade de gênero. Os ministros dos cinco países nórdicos contestaram na carta aberta à Federação e outras entidades esportivas internacionais que revissem as regras de uniformes e permitissem que as atletas se vistam de uma maneira que seja adequada ao desempenho e ao conforto.

– A alegação está obsoleta e pode-se pensar que pertence a outro século. Tenho dificuldade em ver que razões esportivas deveriam estar por trás das atletas femininas que jogam de biquíni. Enfatizamos a necessidade de ação não apenas para acomodar as atuais atletas do sexo feminino, mas também para apoiar e encorajar todas as atletas, independentemente de seu gênero ou experiência, a permanecer no esporte – disse a ministra dos esportes da Dinamarca, Ane Halsboe-Joergensen.

Até agora, apenas os homens podiam usar camisetas e shorts, enquanto as mulheres precisavam usar a parte de cima e a parte de baixo do biquíni. No entanto, Halsboe-Joergensen observou que há exigência para as jogadoras de handebol de praia usarem biquíni “quando preferem jogar de bermuda” e não há exigência semelhante para os homens.

Na época da polêmica, a cantora pop norte-americana Pink apoiou o time norueguês e se ofereceu para pagar a multa de 1.500 euros (cerca de R$9000), dizendo que estava “muito orgulhosa” do time por protestar contra a regra.

– A Federação Europeia de Handebol deveria ser multada por sexismo. Estou muito orgulhosa do protesto da seleção da Noruega – escreveu em sua conta no Twitter.

 

Fonte:Ge

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo