O anunciado temporal já deu os primeiros sinais na região oeste de Mato Grosso do Sul. Em Bodoquena, moradores registraram chuva que começou por volta das 6h30 e ganhou intensidade uma hora depois, com queda de granizo.
A empresária Girleide Rocari, 57 anos disse que se assustou com a chuva logo cedo. O receio, era vivenciar a tempestade do último dia 15, com ocorrência de tempestade de areia e forte ventania. “Nossa, foi muito forte”. O medo era por possível destelhamento da oficina da família.
Nos municípios próximos, porém, a informação é que a forte chuva ainda não chegou, como em Aquidauana, Jardim e Bonito. Nessas localidades, o tempo está nublado, segundo informações colhidas pela reportagem no Corpo de Bombeiros.
Mas, segundo o serviço de meteorologia, a tempestade tarde, mas não vai falhar. O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cleber Souza, confirmou que o temporal previsto para chegar durante a madrugada ainda está se formando.
“O sistema está se deslocando. Ainda não se formou, mas agora ao longo do dia com certeza vai ter chuva no Estado. Depende muito da velocidade do vento. E quando ele se formar, começa a se deslocar rapidamente”, explica.
O instituto emitiu alerta de chuvas de até 73 milímetros e ventos entre 60 e 70 km/h a partir das 3h deste sábado. O aviso segue durante 24h. “O alerta serve para dizer que pode ocorrer a partir de determinado horário, mas como depende muito do vento, não dá para cravar com precisão a hora certa da chuva. Mas em Bonito já está chovendo e à tarde chove aí na Capital”, destacou.
Cleber afirma que o temporal previsto para Mato Grosso do Sul está no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A força do vento está trazendo a chuva para o Centro-Oeste do país.
Fonte:CGN