CidadeDestaqueNotíciasTurismo

Bonito comemora 73 anos e pioneiros do turismo parabenizam a cidade

Compartilhar:

Bonito, a famosa “Capital do Ecoturismo” completa 73 anos neste dia 02 de outubro. Cidade cheia de vida e acolhedora dos amantes da natureza. Moradia das araras, rica em rios de águas cristalinas, grutas, lindas cachoeiras e dolinas.

A riqueza na diversidade das espécies de árvores, pássaros e animais silvestres atraem turistas do mundo todo. Sabe tudo que falam sobre a beleza de Bonito? É verdade!

Hoje em dia Bonito é um polo de ecoturismo mundialmente conhecido, mas nem sempre as coisas foram assim. Moradores mais antigos viram a cidade mudar radicalmente nas últimas décadas, como é o caso de Nercy Soares dos Santos de 94 anos.

Bonitense que é bonitense com certeza conhece o famoso ‘Seo Nercy’. Morador de Bonito há mais de 40 anos ele já foi prefeito, vice-prefeito, empresário e fazendeiro e se considera bonitense de alma e coração. Até um memorial foi construído na cidade para homenageá-lo.

Seo Nercy construiu um dos primeiros balneários privados com estrutura moderna e oferta de amplos serviços aos visitantes, o Balneário do Sol.

                 

Durante as quatro décadas, Seo Nercy lembra com carinho de quando se mudou para Bonito. “Cheguei aqui com a minha família. Era uma cidade pacata e quase todo mundo vivia da pecuária. A gente foi um dos primeiros plantadores de soja não só de Bonito, mas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Consegui ver de perto todo o progresso. O município evoluiu muito e fico extremamente contente de ter participado dessa evolução”, disse o ex-prefeito Nercy.

Quem mora na Capital do Ecoturismo não se arrepende e quem a visita não vai apenas uma vez. O paulista e empresário, Demian Topel de 62 anos, visitou Bonito dezenas de vezes. Ele também foi a primeira pessoa a levar grupos para praticar mergulho autônomo na cidade.

Demian trabalhava com turismo de mergulho. Em 1989, a convite de um amigo ele conheceu uma fazenda em Bonito, a qual tinha uma gruta e ele se encantou com o lugar. Em 1992 o paulista trouxe o primeiro grupo pra praticar mergulho em Bonito.

                                     

“Trouxe um grupo de São Paulo para mergulhar em um dos lugares mais lindos do planeta. A cidade ainda não tinha a estrutura que tem hoje. A gente viajava em um ônibus e a fazenda ficava a 27 quilômetros de Bonito. Comecei a fazer expedições e levamos até estudantes para terem aulas sobre turismo ecológico. Depois o destino ficou mais conhecido e outras operadoras de mergulho começaram a aparecer, mas como a gente ficava na fazenda o nosso passeio era muito mais rústico. A gente não só praticava o mergulho, mas continuávamos no lugar, era algo diferente. Já visitei Bonito mais de 70 vezes”, disse Demian.

Nelson Chemin é outro empresário que viu muita coisa mudar em Bonito. Proprietário do atrativo Aquário Natural há 28 anos ele viu de perto o salto que a cidade teve no turismo.

            

“Antigamente a cidade não tinha estrutura para receber o turista. Aos poucos tudo foi se organizando. Tudo era novidade, pois quando foram descobrindo Bonito, o bonitense foi descobrindo o turismo. Eram pouquíssimas opções de passeios e hotéis. O Aquário Natural foi a primeira flutuação da cidade. Fizemos investimentos e nos readequamos”, disse.

O guia de turismo Sérgio Ferreira Gonzales de 65 anos, mais conhecido como ‘Sérgio da Gruta ou Serjão’ é figura carimbada de Bonito. Trabalhando como guia há mais de 40 anos ele se lembra de como apostou no turismo enquanto todo mundo acreditava que ele estava maluco.

                

“Eu sempre acreditei no turismo, mas muita gente achava que eu era maluco. As pessoas não acreditavam que os turistas queriam conhecer mato e chamavam os lugares que hoje funcionam alguns passeios de ‘brejo’. Os empresários e fazendeiros não acreditavam que o turismo poderia melhorar a economia da cidade. Hoje em dia tudo melhorou para melhor e a cidade só está avançando cada vez mais”, disse.

Como diz o ‘Serjão’ Bonito está avançando mesmo a cada ano. Além das belezas naturais ao seu redor, hoje em dia a cidade conta com uma boa infra-estrutura com hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, além de boas opções de restaurantes.

José Zuquim é proprietário de uma operadora de turismo, a qual foi responsável por trazer os primeiros turistas de outros Estados a Bonito. Zuquim relembra os momentos que passou pela cidade ainda na década de 90 e parabeniza o município que hoje é exemplo mundial quando o assunto é sustentabilidade.

“A princípio a operadora levava os turistas para o Pantanal. Bonito ainda não tinha nada, apenas dois passeios de flutuação, mas sem guias de turismo, sem estrutura alguma e contando com apenas três hotéis. No começo ficávamos na cidade um dia e depois a quantidade de tempo foi só aumentando. O município teve um amadurecimento muito grande. Hoje podemos dizer que a cidade não é tão conhecida por suas belezas, mas sim pela forma que ela cuida do meio ambiente. Todo esse exemplo de sustentabilidade é exemplo mundial. São 73 anos de sucesso e reconhecimento do turismo responsável”, destacou.

Se você ainda não conhece a Capital do Ecoturismo precisa conhecer e quem já teve esse privilégio certamente se encantou. Parabéns Bonito, pelos seus 73 anos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo