As finais da Libertadores e Sul-Americana serão verde e amarela. Com quatro representantes, o Brasil dominou as duas principais decisões continentais. Ontem (30), o Atlhetico-PR foi a última equipe a carimbar o passaporte rumo ao Uruguai.
Esta é a primeira vez que um país terá quatro representantes nas duas decisões continentais. Se na Libertadores é a quarta vez que brasileiros se enfrentarão em uma final, na Sul-Americana o feito é inédito, nunca antes o Brasil teve duas equipes na finalíssima.
Em busca da “Grande Conquista”, na decisão da Sul-Americana o Furacão irá encarar o Red Bull Bragantino, no dia 20 de novembro. Com o desejo de viver novamente a “Glória Eterna”, os dois últimos campeões da Libertadores, Palmeiras e Flamengo, se encontrarão no dia 27 de novembro na finalíssima. As duas partidas serão disputadas no Estádio Cenário, em Montevideú (URU).
Libertadores
Com o título garantido de 2021, o Brasil se aproxima da Argentina como país com maior número de taças continentais. No total, os “Hermanos” têm 24º troféus, já os brasileiros asseguraram o campeonato em 21 oportunidades (incluindo o título de 2021). De 2010 pra cá, o país soltou o grito de campeão sete vezes. Em Montevidéu, será a vez de Palmeiras ou Flamengo ecoarem pela oitava vez.
Em sua sexta final continental, o Palmeiras vai em busca do bicampeonato consecutivo e o terceiro título na história da competição. Para chegar à decisão, o Alviverde eliminou o Atlético-MG na semifinal após dois empates, o primeiro 0 a 0 e o segundo, em 1 a 1. Com o critério do gol qualificado, o Verdão carimbou o passaporte para mais uma finalíssima.
Campeão da edição em 1981 e 2019, o Flamengo chega a sua terceira final. Na semifinal, o rubro-negro despachou o Barcelona (EQU), após vencer os dois duelos por 2 a 0, somando no agregado, o placar de 4 a 0.
Sul-Americana
A inédita final brasileira na Sul-Americana será também protagonizada por um estreante em decisões continentais. Pela primeira vez o Red Bull Bragantino chega a uma decisão. Em Montevidéu, o Massa Bruta terá pela frente o campeão de 2018, o Athletico-PR. Com isso, o Brasil já garante o quinto título na competição.
O ineditismo não para por aí. Caso o Furacão conquiste o título, será a terceira vez que uma mesma equipe levanta duas vezes o troféu da Sul-Americana, apenas Boca Juniors (2004 e 2005) e Independiente (2010 e 2017) realizaram tal feito.
Para chegar à final, Athletico-PR e Red Bull Bragantino foram absolutos em suas semifinais. Em busca de uma vaga na decisão, o Massa Bruta despachou o Libertad (PAR), ao vencer os dois duelos, somando o placar de 5 a 1 no agregado. O Furacão seguiu o mesmo roteiro. Após a vitória no duelo de ida, o rubro-negro eliminou o Peñarol com um novo triunfo, acumulando o somatório de 4 a 1 nas duas partidas.
Palmeiras x Flamengo – Libertadores
Data: 27 de novembro (sábado)
Local: Estádio Centenário – Montevideú, Uruguai
Athletico-PR x Red Bull Bragantino – Sul-Americana
Data: 20 de novembro (sábado)
Local: Estádio Centenário – Montevideú, Uruguai
Fonte:EnfoqueMS