Notícias

Aquidauana é selecionada para implementação de projeto tecnológico do MTur

Compartilhar:

O projeto enviado pelo Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana (Comtur) concorreu com os de outros 80 destinos, de Norte a Sul do Brasil. Nele foram abordados pontos como o potencial ecoturístico da Estrada Parque para a prática de esportes radicais, o turismo de base comunitária em aldeias e grupos quilombolas e, como não poderia deixar de ser, a beleza cênica do Pantanal – que inclusive tem sido capturada nas câmeras de TV para o remake da novela homônima. Além disso, foram destacados o turismo de pesca, o Projeto Trem Ca&Pira e os mirantes do Paxixi e da Cachoeira Perida.

Vista do pôr-do-sol no Morro do Paxixi é uma das principais atrações do município

Quanto às demandas que a gestão municipal espera solucionar com a implementação do Smart Survey, a expectativa principal é a de instalar a cobertura de rede móvel de 5G na Princesa do Sul. Posteriormente, iempregar sistemas de sinalização com código QR em atrações turísticas, melhorar a infraestrutura dos locais mais visitados e qualificar a mão de obra para atender os turistas.

O objetivo final é o colocar Aquidauana entre as cidades consideradas Destinos Turísticos Inteligentes (DT) no país. Atualmente, o grupo seleto conta com apenas 10 integrantes: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

A presidente do Comtur, Indiara Cabral, celebrou muito a conquista e comentou sobre a importância do projeto para a região.

Por conta da concorrência acirrada, a lista de propostas vencedoras precisou ser aumentada. “Foi muito difícil selecionar cinco destinos entre tantos outros interessantes. Por isso, acabamos abrindo mais duas vagas para as regiões Sudeste e Nordeste, de onde vieram a maioria das inscrições. Com isso esperamos disponibilizar a Smart Survey para sete destinos turísticos brasileiros”, afirmou a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho. Nesta nova seletiva, Aquidauana foi a única representante do Centro-Oeste escolhida.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, iniciativas inovadoras como essa podem ser o que o setor precisa para se reerguer após as quedas bruscas de faturamento durante a ápice de contaminações da pandemia. “A tecnologia aliada à informação é a receita ideal para a ajudar a desenvolver o turismo no país. Captar dados de maneira ágil possibilita entender a demanda turística local e estruturar ações de fomento ao turismo da região”, destacou.e

Smart Tour – A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Por meio de sua ferramenta Smart Survey, a empresa fundada em Santa Catarina permite uma transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo os custos e fornecendo resultados em tempo real.

Fonte: MTur

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo