O episódio aconteceu num cenário de pasto aberto, por volta das 11h. Nas imagens gravadas pelos próprios profissionais, a chama se mostrou “veloz”, cobrindo a vegetação existente. Porém, o fogo só foi extinto horas mais tarde.
“Nos afastamos imediatamente. Esperamos o avião lançar a água, que fez com que o fogo diminuísse um pouquinho. Por volta das 15:00 h, o incêndio havia sido totalmente combatido”, esclarece a tenente Sabrinne Azambuja, do Corpo de Bombeiros.
Segundo ela confirmou à reportagem, o fogo estava indo em direção ao aceiro, que são as longas faixas escavadas com terra, sem vegetação, no intuito de bloquear o caminho das chamas. De repente, o vento e o calor formaram aquele redemoinho, pegando todo mundo de surpresa.
“Aquilo fez o combate ao incêndio tornar ainda mais inseguro. Estávamos em 11 bombeiros militares no momento do redemoinho”, descreve a tenente.
O local do evento fica na fazenda Santa Tereza, na região da Baía Vermelha, no Pantanal Sul. A ação de combate ao fogo faz parte da Operação Hefesto, que reuniu 30 militares divididos em cinco guarnições na ação neste último fim de semana.
Fonte: OPantaneiro