NotíciasTecnologia

Olhe para o céu: setembro terá 1ª missão civil da história e Netuno brilhante; saiba como acompanhar

Compartilhar:

O calendário astronômico de setembro tem as conjunções tradicionais de planetas, mas terá, também, um evento que entrará para a história: o lançamento da Inspiration 4, a primeira missão orbital totalmente civil.

Quatro pessoas serão enviadas, a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, para uma jornada de três dias ao redor de nosso planeta. A missão contará com transmissão ao vivo.

Veja abaixo outros eventos astronômicos que vão movimentar o mês de setembro e saiba como visualizá-los:

3 de setembro: é quando Mercúrio atingirá o ponto mais alto no céu noturno. Ele surgirá sobre o horizonte ao oeste durante o pôr do sol, logo abaixo de Vênus. Devido ao brilho mais intenso, será possível visualizá-lo a olho nu.

9 de setembro: haverá a conjunção entre Lua e Vênus, ou seja, os astros estarão próximos no céu. O planeta estará acima e à esquerda da lua crescente: procure o par acima do horizonte, a oeste, após o pôr do sol.

14 de setembro: Netuno estará em oposição, que é quando estará maior e mais brilhante no céu. Entretanto, devido à sua distância de nós, você vai precisar de um telescópio se quiser vê-lo, sobre o horizonte a leste.

15 de setembro: A SpaceX lançará a primeira missão orbital totalmente civil da história. Batizada de Inspiration 4, a espaçonave Crew Dragon será lançada pela manhã, em horário que ainda será definido. Porém, deverá ter transmissão ao vivo pelo YouTube.

16 de setembro: Conjunção entre a Lua e Saturno. Se você olhar para leste logo após o pôr do sol, verá o planeta um pouco abaixo e à esquerda da Lua.

18 de setembro: Conjunção entre a Lua e Júpiter. Quem olhar para leste por volta das 20h verá o planeta brilhando diretamente acima da Lua.

22 de setembro: Equinócio de primavera. Dia e Noite terão a mesma duração, e a partir deste ponto os dias vão ficando mais longos. O fenômeno marca o início da primavera aqui no hemisfério sul.

24 de setembro: O planeta Urano estará pertinho da Lua, acima e ligeiramente à esquerda. Se você estiver em local com pouca poluição luminosa e o céu estiver limpo, poderá visualizá-lo por volta das 21h30 (horário de Brasília), quando a Lua surgir no horizonte.

Dica de observação

Para conseguir observar os fenômenos, você pode se orientar por uma bússola ou um aplicativo de astronomia em seu celular.

Na maioria dos casos também é possível identificar os pontos cardeais pelo nascer e por do sol. É só lembrar que nossa estrela maior nasce no leste e se põe no oeste. Então, basta ficar em pé e esticar os braços, com o direito apontando para o nascente. Assim, você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e o sul atrás de você.

 

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo