O repasse da Defesa Civil Nacional será usado na compra de combustível para viaturas, barcos, aeronaves e equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais.
Ao todo, serão adquiridos com o recurso federal 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros.
Além disso, os recursos também serão usados na alimentação e hospedagem de 150 bombeiros militares envolvidos na operação de combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul, além de contratação de aeronaves que darão apoio ao trabalho e locação de veículos para transporte de pessoal.
“Esses recursos que estamos liberando hoje vão possibilitar uma atuação mais forte no Mato Grosso do Sul pelos próximos três meses, de maneira a diminuir os danos ambientais e materiais decorrentes dessas queimadas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
INCÊNDIOS
Segundo o levantamento de dados apresentado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), de 01 de janeiro de 2020 a 22 de agosto, foram combatidos 3.800 incêndios no Estado.
Já neste ano, durante o mesmo período, foram atendidos 4.029 incêndios.
Nesta segunda-feira (23) o CBMMP está com cinco operações de combate, sendo Hefesto (Pantanal-Corumbá), Porto do Pantanal (Porto Murtinho), Bela Vista, Cisalpina (Brasilândia) e Água Clara.
Até o momento, foram empenhados 445 bombeiros militares nas operações de combate às chamas em todo o Estado, 162 viaturas e 12 aeronaves.
Desde (03) de julho até hoje (23), 226.525 hectares foram devastados no Pantanal sul-mato-grossense por incêndios. As equipes estão há 52 dias combatendo chamas nessas regiões.
Fonte: CE