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Bonito Beer representa MS em evento nacional sobre bebidas da escola inglesa

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Cerveja produzida no município de Bonito, conhecido como capital do ecoturismo, vai ser a representante de Mato Grosso do Sul no Bitter Day, evento que vai mostrar 60 marcas de cervejas artesanais feitas no Brasil, dos estilos da escola inglesa.

A ação com lançamentos e relançamentos vai ser realizada simultaneamente em todas as cervejarias participantes, no dia 8 de setembro. O objetivo é fazer com que o consumidor conheça mais um estilo de bebida.

A cerveja produzida em Mato Grosso do Sul que vai estar no Bitter Day é a English Strong Bitter, a ESB. “Já temos em linha na produção, mas usaremos o rótulo do movimento, fala Gustavo Perrelli, sócio com o irmão Jonas, da Bonito Beer, responsável pela produção da cerveja.

“A Bonito Beer já produz, justamente pelas características da água de Bonito, a inclinação para produção de cervejas da escola inglesa como a Aloke (Best bitter) e ESB (strong bitter). O movimento só vem ajudar a divulgação desses estilos e também do nosso diferencial de produção”, explica.

De acordo com Gustavo, “as bitters inglesas são, em essência, cervejas que privilegiam o equilíbrio entre entre o sabor e dulçor dos maltes com o amargor e aromas dos lúpulos”.

Bitter Day

As cervejarias participantes vão lançar ou relançar os estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Neste dia, todas as marcas terão uma identidade visual padronizada.

De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. “São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando”, explica.

Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento, acrescenta. “Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, finaliza.

Os tipos de cervejas que participam do evento são de alta fermentação. As marcas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

As Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Fonte: G1

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