Os integrantes do Bodes de Aço (grupo dos Bodes do Asfalto que percorrem mais de 18.000 km por ano e presença em pelo menos 3 eventos anuais) Beto, Gustavo Guimarães e Zé Márcio, numa comemoração de aniversário do Beto resolveram trazer esse desafio internacional da Iron Butt Association, que é o “Saddlesore1600K”, 1.600 km em menos de 24 horas, visando incrementar as andanças de moto pela região.
A semente foi lançada e vários companheiros aderiram à ideia fazendo com que 11 motociclistas do MS e mais 02 do MT se juntassem para o desafio do 1600K que foi realizado no último sábado (14) após saírem de Campo Grande às 2 horas da madrugada com destino à Coxim e sucessivamente Costa Rica, Paranaíba, Água Clara, Sidrolândia, Dourados e Itaum, terminando em Bonito, totalizando 1.705 km.
É bom ressaltar que os motociclistas saíram em 13 motos, mas subdividiram em grupos menores de 3 ou 4 motocicletas para melhor se deslocarem durante a prova, uma vez que a saída foi em grupo mas a
certificação do feito é individual por piloto e/ou garupa.
A verificação do percurso e tempo de duração do mesmo é feita mediante registro fotográfico dos comprovantes de abastecimento junto ao hodômetro da motocicleta que atesta a kilometragem percorrida até esse momento e, ao final, a totalização da mesma com o tempo total de deslocamento.
Segundo relato dos organizadores, Beto, Gustavo e Zé Márcio, houve alguns contratempos no período, roupas caíram da mala e a própria mala que saiu “voando” da motocicleta, alguns desencontros do grupo, o que é perfeitamente normal.
E a ocorrência mais séria foi um tombo do motociclista Arnaldo junto com a esposa Liliane, de Coxim, que estava com a esposa na garupa e ambos sofreram escoriações mas, devido ao equipamento adequado, o casal está bem em recuperação domiciliar.
Temos que enaltecer a finalização do desafio do casal Carlos Borro, que percorreu o trecho com sua esposa Andrea Ben na garupa, atestando o recorde do casal na prova.
A chegada em Bonito foi registrada no Motobox com a distância final percorrida de 1.705 km e o tempo total de deslocamento foi 21h56’58” (vinte e uma hora, cinquenta e seis minutos e cinquenta e oito segundos).
Após o registro no Motobox os participantes foram recebidos pelos integrantes do Bodes do Asfalto, que se deslocaram até Bonito, com um jantar na sede do Sinpol.
Fonte: Redação