NotíciasPolítica

Após confusão, avião com capacidade para 100 passageiros deixou Afeganistão com 640 a bordo

Compartilhar:

Após cenas dramáticas de milhares de pessoas no Aeroporto Internacional de Cabul desesperadas para deixar o Afeganistão, com tumulto, mortes e pessoas se ‘pendurando’ em aviões após a retomada de poder do grupo extremista Talibã, agências internacionais relataram que uma aeronave americana com capacidade para 100 pessoas saiu do país levando 640 a bordo.

A imprensa americana informou que o o C-17 Globemaster III operado pela Força Aérea dos EUA estava prestes a decolar rumo à base de al-Udeid, no Qatar, com alguns passageiros selecionados pelos americanos, na noite de domingo.

Entretanto, a aeronave foi invadida, com centenas de pessoas se amontoando no chão. Assim, devido ao caos instalado no país, a tripulação tomou a decisão de partir mesmo assim. Todos os passageiros chegaram no destino final em segurança.

Veja o vídeo do caos no aeroporto no domingo:

 

 

Aeroporto ocupado por militares

Após a tomada de poder do grupo extremista Talibã, cenas de pessoas desesperadas, inclusive se pendurando em avião, para tentar deixar o país chamaram a atenção do mundo. Com isso, voos militares de evacuação foram retomados nesta terça-feira (17), no Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão.

No entanto, o aeroporto foi tomado por tropas americanas e de outros países para retirada de diplomatas e civis do país. Um diplomata afirmou à agência de notícias Reuters que pelo menos 12 voos militares decolaram do local. Um avião da força aérea indiana evacuou mais de 170 pessoas, incluindo o embaixador da Índia no Afeganistão, segundo a agência.

A embaixada da França também afirma que retirou cidadãos franceses em aviões militares.

Confusão e mortes

Imagens mostram pessoas desesperadas tentando fugir do Afeganistão, na noite de domingo (15), após o grupo terrorista Talibã anunciar a tomada de poder no país. Houve confusão no aeroporto de Cabul na noite de domingo, com pessoas tentando até se pendurar em aviões que deixavam o país. Há relato de confusão e mortos.

As imagens que circulam em redes sociais mostram pessoas desesperadas no saguão, áreas de embarque e desembarque e na pista de pouso e decolagem, onde há carros blindados do exército tentando resguardar as aeronaves.

É possível ver nas imagens pessoas caindo do céu.

 

 

 

Fonte:AGB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo