CulturaNotícias

Festival alavanca a música de concerto em Mato Grosso do Sul

Compartilhar:

Após mais de um ano e meio na pandemia, com restrição para ensaios e apresentações, a Orquestra de Câmara do Pantanal decidiu incluir mais um desafio para o currículo, a organização de um festival completamente on-line.

O 1° Festival de Música de Concerto do Pantanal (Femup), do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, acontece nesta semana, com uma programação didática, que inclui cursos, apresentações e participação de músicos do exterior.

“Pode encantar tanto pessoas que são apreciadoras da música de concerto como pessoas que vão ver, vão assistir e não têm tanta familiaridade com o gênero e poderão passar a gostar e a se interessar a partir disso”, afirma o maestro e diretor musical do festival, Eduardo Martinelli, sobre a proposta filosófica do evento.

A programação oficial acontece entre os dias 28 e 30 de julho, porém amanhã estão programadas atividades exclusivas com alunos da rede pública de ensino de Corumbá e Ladário.

O festival, que será gratuito e totalmente on-line, busca promover a troca entre músicos por meio de um intercâmbio cultural internacional e faz parte das ações que integram o Termo de Fomento n° 001/2019, firmado com a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, utilizando os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Festival tem dois focos de ação, uma são as atividades pedagógicas de troca de experiências, as aulas que os inscritos podem ter com profissionais de diversas partes do mundo, pessoas bem consagradas na área da música de concerto”, frisa.

O outro é mais voltado para as apresentações. “Ele segue um padrão de diversos outros eventos. O grande desafio é ser on-line, porque nem tudo é 100% on-line. Vamos ter uma gravação, mas sem plateia, por causa da pandemia, por causa do período em que estamos vivendo, em que ainda não há uma abertura segura”, ressalta.

Programação

A Orquestra de Câmara do Pantanal vai protagonizar três concertos especiais durante a 1ª edição do Femup. No dia 28 de julho, às 19h (horário de Mato Grosso do Sul), acontece a integração entre a música de concerto e a dança, com a participação da Companhia de Dança do Pantanal, com números de balé especialmente preparados para o festival.

Além disso, teremos apresentação de Norberto Cruz (Portugal) e Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Já no dia 29, no mesmo horário, a Orquestra integra-se à viola caipira para releituras de obras de Heitor Villa-Lobos, Almir Sater e peças tradicionais do cancioneiro popular.

Em seguida, a integração é com a viola de cocho, com o espetáculo “Araras da Cidade, Músicas do Mato”, executando músicas compostas em sintonia com imagens de araras em ambiente urbano e que serão projetadas.

A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao meio ambiente.

Na última noite do festival, 30 de julho, às 19h, a Orquestra apresenta obras consagradas do repertório da música de concerto, peças de W.A. Mozart, A. Vivaldi e J. Brahms, em grande estilo.

A programação é singular, por unir linguagens artísticas, já que a Orquestra tem como meta envolver as mais diversas formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, as imagens de audiovisual, a natureza e os grandes mestres da música mundial.

“A gente tem três concertos e todos têm um mote muito singular. O primeiro concerto tem muito a ver com o Moinho Cultural em si, que é um polo muito forte de dança, de música. O balé do Moinho é um balé já premiado internacionalmente”, pontua.

“A gente vai ter no primeiro dia de concerto a orquestra, com duas cantoras de ópera. Já o segundo dia, vamos trabalhar a orquestra tradicional com a viola de cocho, que é um instrumento característico do Pantanal, e a viola caipira, que é chamada de viola brasileira”, ressalta.

“Além disso, teremos uma releitura de compositores nacionais como Villa-Lobos, e regionais, como Almir Sater e Paulo Simões”, completa Martinelli.

A programação também terá a presença de solistas. Estão confirmados: Elouise Miranda e Bianca Danzi, Thiago Quevedo (Viola de Cocho) e Maycon Vianna (Viola Caipira).

Serviço

Para os profissionais da música, o festival contará com minicursos de História da Música, Software de Edição de Partituras, Masterclasses diversos para instrumentistas, regentes e cantores, além de palestras sobre temas relacionados à música.

Participam também convidados da Espanha, da Inglaterra, do Canadá, da Venezuela, de Portugal e dos EUA. A programação completa está disponível no site. Já para realizar inscrições, basta acessar o link Mais informações também no Instagram.

 

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo