Em números totais, Campo Grande já vacinou 706.789 pessoas, de um total de mais de 900 mil habitantes, com pelo menos a 1º dose da imunização.
Eficiência e 55 postos de vacinação
Uma das principais diferenças entre as duas capitais é a quantidade de postos de vacinação abertos. Enquanto Cuiabá disponibiliza cinco locais para que a população possa se imunizar, Campo Grande investe na descentralização, com 55 espalhados por todo Município.
Hoje em Cuiabá, a população pode se vacinar no Sesc Balneário, Senai do Porto, Assembleia Legislativa, Sesi Papa e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Estes dois últimos são na modalide drive-trhu.
Diferente daqui, a aposta da Capital do Mato Grosso do Sul é de espalhar os postos de imunização por diversas regiões da cidade mantendo, assim, o fluxo contínuo. Em Campo Grande são 48 unidades de saúde e mais sete pontos estratégicos – sendo quatro deles na modalidade drive-thru.
Críticas
A estratégia de imunização de Cuiabá já vem sendo criticada há algum tempo por políticos como vereador Dilemário Alencar (Podemos), que atribuiu a lentidão da vacinação à não abertura de novos postos.
Segundo o parlamentar, a Prefeitura deveria instalar postos fixos em bairros pólos e enviar unidades itinerantes aos distritos e na zona rural a fim de facilitar o acesso da população. Assim como é feito em Campo Grande, em que as unidades de saúde que vacinam ficam em pelo menos 6 regiões da cidade.
“O prefeito Emanuel Pinheiro deveria ter um pouco de humildade e seguir os bons exemplos. Não é à toa que Campo Grande vem se destacando no cenário nacional”, afirmou.
Fonte: MidiaNews