Devido à estiagem e aos decretos que colocaram Mato Grosso do Sul em situação de emergência por conta da estiagem, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente) suspendeu por 180 dias, a queima controlada. O Instituto já havia suspendido a queima controlada até 30 de outubro, mas estendeu proibições.
Conforme portaria publicada nesta terça-feira (13), para tal medida, foi levado em consideração, os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas vinculada à combinação de fatores indicativos da combinação de temperaturas acima de 30ºC, ventos acima de 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%.
Com isso, está suspenso por 180 dias, a contar de hoje, os efeitos de todas as Autorizações Ambientais de queima controlada, incluindo aquelas destinadas à profilaxia de palhada da cana pós colheita, as de profilaxia em florestas plantadas e as de queima de restos de culturas, bem como, a sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados.
A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.
Também estão suspensas pelo mesmo período, as análises e tramitações de processos e a emissão das respectivas autorizações ambientais para a queima controlada.
Fonte:MM