NotíciasSaúde

MS começa a armazenar amostras de testes positivos de covid para mapeamento genético

Compartilhar:

O governo de Mato Grosso do Sul começará a armazenar testes positivos de covid para um possível sequenciamento genético, que permite a identificação de variantes, por exemplo. A resolução foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (12).

Conforme a publicação, o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) deverá armazenar testes com valores de CT (Circle Treshold) – importante parâmetro de verificação da infeccção – maior que 27.

Pois com esses exames seria possível um possível mapeamento genético, que permite identificar novas cepas, bem como confirmar quais são potencialmente mais perigosas e transmissíveis, por exemplo.

O texto indica que todas as amostras devem ficar armazenadas em freezers com temperatura de -80ºC. ) pelos laboratórios públicos ou privados que realizam o diagnóstico através de RT-PCR, por período indeterminado, “uma vez que este material pode ser requisitado futuramente para sequenciamento pela Secretaria de Estado de Saúde; cada laboratório é o responsável pelo armazenamento das
suas amostras”, consta na publicação.

Por fim, a resolução determina que as amostras positivas com CT maior que 27 podem ser então armazenadas por um período de até 2 dias e descartadas após a emissão do laudo, ou, em caso de projeto de pesquisa, por 5 anos.

 

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo