DestaqueEconomiaNotícias

Após pressão de empreiteiras, licitação da ponte sobre o Rio Paraguai é adiada pela 2ª vez

Compartilhar:

Principal projeto para a concretização da Rota Bioceânica, a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, sofreu um novo adiamento por conta da pressão de empreiteiras que querem participar da disputa. A licitação era esperada para esta quinta-feira (1º) e foi adiada para o dia 14 de julho. A confirmação foi feita pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicação do Paraguai.

De acordo com o ministério, o adiamento atende “pedido das empresas interessadas e com o objetivo de ter uma maior participação”. Pelo novo calendário, as propostas econômicas poderão ser entregues até às 9 horas do dia 14 naquele ministério e a abertura dos envelopes será feita meia hora depois.

A ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho será a terceira união física entre Brasil e Paraguai, depois da Ponte da Amizade (Ciudad del Este – Foz do Iguaçu) e da Ponte da Integração (Presidente Franco- Foz do Iguaçu), atualmente em construção.

É o segundo adiamento da construção da obra fundamental para efetivar a Rota Bioceânica. Em abril, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou a suspensão da licitação alegando que o dinheiro, cerca de US$ 30 milhões, seria redirecionado para a compra de remédios e insumos em função da crise de saúde instaurada por conta da Covid-19.

A Rota Bioceânica vai ligar os dois maiores oceanos do planeta, do Atlântico ao Pacífico, pelos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. O novo traçado irá reduzir em pelo menos duas semanas o transporte de mercadorias para Ásia e Oceânia.

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo