Bonito é a cidade que mais desmatou área da Mata Atlântica, no Brasil. A cidade conhecida pelo ecoturismo, rios translúcidos e atrativos perdeu 416 hectares do bioma entre os anos de 2019 e 2020, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica.
Os dados relacionados ao desmatamento do bioma em Bonito assustam os especialistas. Ainda conforme a os dados da Fundação, a taxa de desmatamento da Mata Atlântica cresceu 150% de 2019 para 2020, saltando de 166 para 416 hectares devastados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/n/N/ydD2tqSquGiIvLwTbL7A/image-2-.jpg)
Dados apontam que a região de Mata Atlântica em Bonito possui mais de 39 mil hectares. — Foto: SOS Mata Atlântica/Reprodução
O número total de área desmatada em Bonito, apresentado pela SOS Mata Atlântica, exemplifica que o município perdeu mais de um campo de futebol por dia do bioma. O diretor de Conhecimento da Fundação, Fernando Guedes Pinto, fala que o a devastação afeta de foram direta àquelas pessoas que vivem nas cidades
“Além de fazer com que as cidades se tornem cada vez mais quentes, a redução das áreas verdes ameaça a disponibilidade e a qualidade da água. A crise hídrica que vivemos hoje é um reflexo disso. No caso de Bonito os danos podem ser ainda graves, pois coloca em risco o turismo que move a economia da cidade”, pontua Fernando.
Outro município de Mato Grosso do Sul está no ranking das 10 cidades do Brasil que mais desmatou o bioma. Miranda está em 8º lugar, com 219 hectares devastado entre 2019 e 2020. De um ano para o outro, conforme os dados da SOS Mata Atlântica, o bioma perdeu 265% a mais de área desflorestada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/k/RXRndPTS6ufCC42IBOVg/image-3-.jpg)
Miranda (MS) está em 8º lugar no ranking de cidades que mais desmata o bioma no Brasil. — Foto: SOS Mata Atlântica/Reprodução
O G1 procurou a prefeitura de Bonito, que não se posicionou quanto a perda do bioma. O secretário municipal de Meio Ambiente de Miranda, Ricardo Nino, fala que a cidade as questões de fiscalização da Mata Atlântica são licenciadas pelo governo estadual. Nino disse que na câmara de vereadores de Miranda está tramitando a descentralização da política pública de fiscalização do estado, pedindo para as ações passarem a ser responsabilidade do município.
Desmatamento da Mata Atlântica no Brasil:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/R/s/1fbq7zTkiKtBCcPZ78oA/2-mata-atlantica-serviu-como-base-para-o-estudo-pioneiro-na-floresta-tropical-nacho-villar-acervo-pessoal.jpg)
Mata Atlântica serviu como base para o estudo pioneiro na floresta tropical — Foto: Nacho Villar/Arquivo Pessoal
A pesquisa aponta que os estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul concentram os dez municípios que mais devastaram a cobertura vegetal. Veja lista abaixo:
- Bonito (MS) – perdeu 416 hectares;
- Águas Vermelhas (MG) – perdeu 369 hectares;
- Wanderley (BA) – perde 350 hectares;
- Montalvânia (MG) – perdeu 286 hectares;
- Pedra-Azul (MG) – perdeu 286 hectares;
- Cotegipe (BA) – perdeu 273 hectares;
- Ponto dos Volantes (MG) perdeu 220 hectares;
- Miranda (MS) perdeu 219 hectares;
- Encruzilhada (BA) perdeu 175 hectares;
- Francisco Sá (MG) perdeu 166 hectares.
Conforme os dados do Atlas dos Municípios da Mapa Atlântica, dos 3.429 municípios que compõem a Mata Atlântica, 439 desmataram o bioma entre 2019 e 2020 – somando 13.053 hectares desflorestados.
Do total desmatado, 70% se concentram em apenas 100 municípios de nove estados (MS, MG, BA, PI, PR, SC, SP, SE, RJ). O estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica tem parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (INPE/MCTI).
“Qualquer área desmatada na Mata Atlântica, por menor que possa parecer, é uma perda enorme. Não só deveríamos ter parado de destruí-la como já precisávamos ter dado um passo além, que é reverter parte das áreas degradadas por meio do reflorestamento”, finaliza Fernando.
Fonte: G1