NotíciasPolítica

Bolsonaro tem 30% e Lula 25%, aponta pesquisa feita na Capital

Compartilhar:

Pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República realizada pelo Instituto de Pesquisa e Resultado (IPR) para o Correio do Estado mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) numericamente à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Campo Grande.

Enquanto o atual presidente da República tem 30,33% das intenções de voto, o petista tem 25,67% da preferência do eleitor.

Eles estão tecnicamente empatados, muito próximos da margem de erro, que é de 5,7 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada em Campo Grande entre os dias 11 e 12 deste mês.

No levantamento foram entrevistadas 300 pessoas. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que a chance de a pesquisa retratar a realidade é de 95%.

Nesse mesmo cenário estimulado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 5,33% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 4,67%, João Doria (PSDB), com 2,67%, e Alvaro Dias (Podemos), com 1,33% das intenções.

Dos entrevistados, 7,33% disse que não votaria em nenhum deles. Os que disseram que votariam em branco somam 2% das intenções.

Comparativo
O cenário hoje reflete o mesmo apontado por um levantamento anterior feito pelo IPR/Correio do Estado em março deste ano. Naquele período, a pesquisa apontou empate técnico entre Bolsonaro e Lula. O atual presidente aparecia com 29,84% da preferência do eleitor da Capital, enquanto o petista tinha 26,35% das intenções de voto para a eleição de 2022.

De lá para cá, Bolsonaro teve um pequeno ganho de preferência do eleitor em Campo Grande, enquanto Lula teve uma queda porcentual, embora ambos ainda continuem tecnicamente empatados.

Próximo presidente
A seguinte pergunta também foi feita: independentemente do seu voto, quem você acredita que será o próximo presidente do Brasil? Neste caso, Lula aparece com 41,33%, seguido por Bolsonaro, 36,33%.

Logo atrás vêm Mandetta, com 1,67%, e Ciro Gomes, com 1,33%. Outros candidatos não pontuaram. Não souberam ou não quiseram responder neste cenário, 19,33% dos entrevistados.

Espontânea
No segundo cenário, na pesquisa espontânea, Bolsonaro aparece com 25% da preferência do eleitor e, ao contrário da pesquisa estimulada, não está tecnicamente empatado com Lula – o petista tem 17,67% da preferência do eleitor.

Os demais candidatos ficaram com os seguintes porcentuais: Ciro Gomes tem 1,33%; João Doria (PSDB) e a ex-ministra Marina Silva (Rede) estão empatados com 0,67%; e João Amoêdo, do Novo, tem 0,33%. Nulos e brancos atingiram 1,34%.

Outro porcentual que também surpreendeu foi o de entrevistados que responderam ainda não ter candidatos: os indecisos somaram 52,66%.

Rejeição
Já em relação à rejeição do eleitorado aos candidatos, Bolsonaro também lidera.

Segundo a pesquisa, 35% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum para presidente do Brasil. Em segundo lugar entre os rejeitados está Lula, com 28%, seguido por Doria, 2,33%, Alvaro Dias 0,67%, Ciro Gomes, 0,33%, e Luiz Henrique Mandetta, 0,33%.

Já 18,67%, não rejeitam ninguém, e 12% rejeitam todos os nomes apontados. Nulos e brancos somaram 1%. Não souberam ou não quiseram responder somaram 1,67%.

Fonte:CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo