CulturaDestaqueEventosNotícias

FLIB em Bonito on-line marca a importância da Cultura em tempos de pandemia

Compartilhar:

A sexta edição da Feira Literária de Bonito vai acontecer nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho de forma virtual diante do cenário de isolamento social, necessário à superação da pandemia vivenciado. O tema da feira, numa certa medida, contempla as edições anteriores: Literatura: palavra, mundo & imaginação, e reafirma uma escolha, uma necessidade de sair da repetição cotidiana, de se encontrar com outras gentes, outras culturas e outras histórias. A imaginação é o carro chefe e neste momento a arte pode ser a chave de uma cura.

Durante o lançamento da feira, no dia 11 passado, em reunião on-line, a importância do evento e os detalhes de como ele irá acontecer mais uma vez em Bonito, Mato Grosso do Sul, onde já marca o calendário de eventos culturais. No encontro, participaram a curadora da FLIB, Maria Adélia Menegazzo, o ator Antonio Pitanga, a poetisa e atriz, Elisa Lucinda, a secretária de Educação de Bonito, Eliana Maria R. Fregato, a secretaria de Turismo de Bonito, Juliane Ferreiro Salvadori, o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi – Diretor de Cultura e o idealizador do projeto, Carlos Adalberto Pereira Porto.

“Tivemos a preocupação de dar um retorno à prefeitura de Bonito, aos seus professores da rede municipal, que sempre apoiaram a realização da Feira Literária com presença e participação maciça, às atividades que eram realizadas na Praça da Liberdade, juntamente com alunos de todas as séries. Neste ano, damos prosseguimento, então, ao projeto de formação de leitores para a literatura por meio de palestras sobre a literatura e o universo infantil, sobre a importância de ler e de contar histórias, como fazer a mediação oral em sala de aula virtual, a mediação de leitura na educação infantil, além de contação de histórias, teatro e mamulengo.
Uma oficina especial de criação sobre microcontos”, detalha a curadora da FLIB, Maria Adélia Menegazzo.

Novidades

Durante a Sexta edição da FLIB, a feira vai contar com a comemoração dos 15 anos, na versão televisiva, do personagem mais famoso do Ziraldo, o Menino Maluquinho. Outra novidade, a FLIB terá também uma palavra para aqueles e aquelas que acompanham as crianças e os adolescentes nas atividades virtuais. Uma renomada psicanalista fará essa conversa.

Ponto alto da FLIB

O encontro com autores e autoras da literatura brasileira contemporânea contará com Conceição Evaristo, Marcelo Labes e Ilan Berman, bem como com autores de Mato Grosso do Sul que lançaram livros nos 2 anos anteriores.

“Para compor todo esse universo de forma virtual, contaremos com profissionais de várias cidades de diferentes regiões brasileiras e fechando as atividades diárias, um show musical. Teremos também as presenças de Elisa Lucinda, Antonio Pitanga e Paulo Betti falando sobre o momento em que estiveram na Feira Literária de Bonito e sobre literatura”, detalha a curadora da FLIB.

“Uma feira virtual não propicia o mesmo tipo de encontros que teríamos no meio da praça central de Bonito, mas sua realização é imprescindível para não romper o processo de formação de leitores e, principalmente, porque não podemos abrir mão da literatura, da arte e da cultura em nossas vidas”, acrescenta Maria Adélia.

Acesse e se inscreva para participar clicando aqui

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo