O erro dificilmente passaria despercebido: uma arte com a logo do município de Costa Rica e o emblema do SUS (Sistema Único de Saúde) no braço de uma enfermeira, aplicando uma dose de vacina no presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden.
Pois foi assim que a campanha de vacinação da gripe em Costa Rica viralizou e a situação, de chacota, acabou se tornando o principal chamariz do trabalho, adotado oficialmente pela prefeitura, ganhando ‘adesão’ de outra figura nobre: a rainha Elizabeth II, líder maior do Reino Unido.
Rainha Elizabeth II foi mais uma a ‘aderir’ a campanha contra a gripe (Foto: Reprodução)
“Joe Biden, Elizabeth II rainha da Inglaterra, Papa Francisco e Dalai Lama. Todos eles já tomaram a vacina e você?”, indaga a campanha, que segundo o prefeito Cleverson Alves (PP), foi a mesma coisa de fazer “do limão uma limonada”.
Além da arte com Joe Biden, já circula nas redes sociais oficiais de Costa Rica a campanha com Elizabeth, com o Papa e com o líder Dalai Lama. “Tudo começou com o erro da agência. Pedimos a foto de um idoso sendo vacinado, mas mandaram essa com o Biden. Eu vi e falei que estava errado”, explica o prefeito.
Diferente de ontem (13), quando tudo foi atribuído a uma fake news criada por opositores de Cleverson, o chefe do Executivo agora admite o erro e explica que a arte foi apagada e outra, sem Biden, postada a seu pedido.
Até o líder religioso e espiritual Dalai Lama foi convocado (Foto: Reprodução)
“Contudo, como isso já tinha viralizado até fora do Estado, eu transformar o limão em limonada e tive a ideia, junto com o meu assessor, o Denis, para usar isso a nosso favor. Estão falando muito de covid, mas a gripe também preocupa e tínhamos aqui uma certa resistência da população para essa imunização”, completa.
Cleverson também frisa que, mesmo sem ter números concretos sobre a vacinação, já foi percebido o efeito positivo do ‘erro’ na procura por imunização da gripe – ainda exclusiva a maiores de 60 anos em Costa Rica.
“Creio que agora vai se aproximar do que temos consegui na vacinação da covid, onde passa de 98% nosso aproveitamento”, explica o prefeito, ao falar sobre a porcentual de pessoas que vacinaram dentro do público alvo específico de ambas as campanhas. –
Fonte: CGN