InteressesNotícias

Programa Castramóvel já está em operação em diversas cidades de MS

Compartilhar:

Em entrevista ao Giro Estadual na manhã desta segunda-feira (10), o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), falou sobre o projeto Castramóvel, que visa, desde 2019, a castração de animais domésticos na Capital e demais regiões do Estado. O programa é o maior do Brasil em relação à saúde de cães e gatos.

O deputado, que também atua como médico veterinário, já destinou unidades de castração para 8 municípios, e pretende enviar mais 21 para outras localidades de Mato Grosso do Sul. Aliás, o envio de emendas parlamentares aos consórcios Cidecol, Cidema, Cointa e Conisul, prestará acessibilidade acessível às cidades menores que enfrentam dificuldades financeiras para manter o serviço.

“Optamos por fazer parceria com esses consórcios, atendendo com essas 21 unidades as 69 cidades do estado de Mato Grosso do Sul, representando 84% de cobertura. Declarou o parlamentar.

Ele ainda ressalta o tema como uma questão de segurança pública. “A média de castração desses animais é de R$500, no interior esse valor pode ser maior. Sabemos que muitos deles que estão abandonados e carregam doenças podem transmitir aos outros animais domésticos e, assim, aos seres humanos. Precisamos cuidar dessa situação”, afirmou Marcio.

Dentre os municípios que já possuem a unidade e aguardam aval para início do serviço estão Terenos, Aquidauana, Bonito, Ponta Porã, Sonora, Amambai, Jairinhos e Costa Rica. Os critérios para a castração dos pets varia de acordo com a gestão imposta por cada cidade. Em Campo Grande, é necessário o cadastro em programas sociais de baixa renda.

Política – Marcio Fernandes, apoiado fortemente pelo ex-governador André Puccinelli, candidatou-se à prefeitura no ano passado, sendo o 6º mais votado. Dentre todas as eleições, o deputado declara a de 2020 como a mais difícil e esclarece os rumores sobre a possível candidatura de Puccinelli no governo em 2022.

“Isso é uma questão pessoal. Ele e a família devem se posicionar sobre isso, pois juridicamente não há impedimento algum do ex-governador André se eleger novamente. O MDB está na expectativa e apoia a decisão caso ele tente a candidatura”, finalizou o deputado.

 

Fonte:Acritica

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo