CidadeDestaqueNotíciasTurismo

De hippie a empresária do turismo, Talita brilha em MS e abrirá filial na Bahia

Compartilhar:
A campo-grandense Talita Cação (32) tomou uma difícil decisão: abandonar um emprego fixo, com carteira assinada e carga horária semanal, em busca de um estilo de vida. Talita colocou ainda na balança, o fato de ela ter na época um filho de 10 anos para sustentar, mas segundo ela, a decisão era necessária.
A empresária chegou a Bonito aos 24 anos, inicialmente como parte de uma viagem de dois anos que fez pelo Brasil todo.Ela logo percebeu o potencial de crescimento de Bonito e acabou ficando. Vendeu brincos na praça, trabalhou em hotéis e agências de turismo, terminou a faculdade de Pedagogia e chegou a trabalhar na educação.

Mas ainda que formada, estava insatisfeita com o salário e a falta de liberdade de horários. “Sempre fui uma pessoa livre e de repente me vi presa em um emprego onde ganhava pouco e tinha que cumprir horário.” Talita destaca que viveu durante anos num estilo de vida hippie, vendendo bijuterias em vários lugares do Brasil e chegou a morar na rua – ‘por escolha própria e não por necessidade’, como ela reforça.

Diante da insatisfação com a vida que levava, a mulher, então, teve uma ideia. Decidiu disponibilizar um quarto da casa onde morava com o filho para receber hóspedes – uma iniciativa ainda inédita na região em 2017. “A cidade era muito politizada e não tinha uma opção de hospedagem barata. O que nós oferecemos é justamente um atendimento personalizado, que vai além da hospedagem, com indicação de passeios e restaurantes com o melhor custo-benefício. Planejamos a viagem de acordo com o bolso do cliente”, explica.

O quarto disponibilizado na época foi o do filho.”Por isso chamo ele de sócio. Ele disponibilizou o espaço pra gente começar a alugar”, lembra Talita.

Davi, sócio e filho de Talita, hoje ele tem 14 anos. Davi, Sócio e filho de Talita, hoje ele tem 14 anos. Foto: Arquivo pessoal.

A ideia deu certo, e seis meses depois Talita precisou abrir uma empresa e formalizar o seu negócio – foi então que nasceu a Casa da Talita Consultoria, que passou a oferecer também um atendimento personalizado aos turistas que queriam conhecer Bonito gastando pouco. “Nosso foco é garantir que o turista conheça Bonito gastando pouco, mas que tenha uma boa experiência e um atendimento individual e personalizado. No início, os clientes eram turistas do Estado, mas hoje atendo pessoas do Brasil todo”, comemora.

Hoje, 4 anos depois, Talita vive outra realidade. Ela tornou-se uma empreendedora que já gerencia 15 imóveis. Todas oferecem hospedagem estilo airbnb.

Protagonista, a empresária possui um perfil de hospedagem na cidade de Bonito que está entre os mais bem-avaliados no serviço de hospedagem Airbnb, aplicativo usado por turistas no mundo inteiro para hospedar-se em residências ou mesmo em hotéis.

A Casa da Talita irá ganhar asas com a abertura de uma filial no sul da Bahia, outro local que faz o coração dela bater mais forte. “Minha meta é ficar seis meses aqui, seis meses lá. É um sonho, mas sei que irá se realizar porque vou fazer dar certo”, garante.

A reportagem quis saber quando essa nova filial irá abrir as portas. “Ainda não [há data] pois a pandemia deu uma atrapalhada, a meta é até o 2°semestre do ano que vem.”

Se ela tem orgulho da história que construiu? “Me sinto muito feliz e orgulhosa pelo caminho que trilhei. Se não tivesse a coragem de mudar, seria funcionária até hoje. Sou muito feliz e realizada, porque hoje ganho bem e tenho liberdade”, finaliza.

INSPIRAÇÃO

Essa é Talita participando de sessão no Senado. Essa é Talita participando de sessão no Senado. Foto: Divulgação 

Talita participou recentemente da live do programa Brasil Certo, com a participação da senadora Soraya Thronicke, presidente do PSL Mulher, onde apresentou a sua história.

No evento, ao apresentar Talita, os organizadores destacaram que sua história é uma inspiração para o programa Brasil Certo, que orienta mulheres sobre como participar da política de forma responsável, defendendo seus direitos, fiscalizando recursos públicos, mobilizando a comunidade e se comunicando de forma eficiente nas redes sociais.

O projeto, lançado em Dourados em março pela senadora, visa contar a história de mulheres reais, como a Talita, que são protagonistas da própria história e fazem a diferença na comunidade onde atuam. “São pessoas que, com força de vontade, mudaram sua realidade. É isso que queremos levar com o projeto. Não são políticos e sim pessoas comuns, que pararam de reclamar e viraram o jogo”, diz a senadora.

Fonte: Tero Queiroz- MSNoticias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo